Caminhada radical para conhecer uma profunda ‘mina’ em Ouro Preto

As minas de Ouro Preto foram escavadas no período do ciclo do ouro por escravizados que tiveram que carregar pesadas ferramentas e trabalharem furando rochas em baixo da terra, muitas vezes acorrentados, doentes e sem se alimentar.

Ouro Preto é uma cidade colonial de Minas Gerais, conhecida pela arquitetura barroca, que inclui pontes, praças, igrejas e casarios pelas suas ruas calcetadas íngremes e sinuosas. O centro de Ouro Preto possui 270 minas subterrâneas e, mesmo sendo de rocha compacta, seu teto, normalmente, é de minério de ferro, pouco resistente e em todas as minas de ouro você encontra as marcas das escavações.

Neste WebDoc vamos conhecer um pouco da Mina Du Veloso, onde é possível se aprender muito sobre o trabalho escravo e sobre técnicas de extração de ouro. Como uma das principais cidades do Ciclo do Ouro, dizem que a cidade de Ouro Preto é como um grande queijo suíço. Por baixo do casario colonial encantador, estão centenas de túneis labirínticos e sufocantes.

Então, imagine só, como era séculos atrás, quando as minas eram iluminadas com lamparinas, que deixavam fumaça em todo o ambiente. Agora “some-se a isso” o fato do escravizado ter que carregar as pesadas ferramentas e trabalhar furando rochas em baixo da terra, muitas vezes acorrentados, doentes e sem se alimentar.

Robertinho assegura que construções de novas Quadras Cobertas vão possibilitar aulas de qualidade em Mucuri

Orla da Atalaia em ARACAJU: beleza, tranquilidade e qualidade de vida