A Policia Rodoviária Federal apreendeu dois papagaios sendo transportados em condições precárias, na tarde desta segunda-feira, 20, em um veículo que trafegava na BR 116, trecho do município de Feira de Santana, centro-norte da Bahia.
Os agentes faziam fiscalização no quilômetro 400 da rodovia, quando abordaram um veículo com placas de Pernambuco. Durante o trabalho, a equipe fez uma vistoria no interior do automóvel e dentro de uma caixa de papelão foram encontrados dois papagaios. As aves estavam confinadas em um ambiente escuro e sem ventilação adequada.
O passageiro de 33 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais e disse que ganhou as aves de um primo, porém não possuía autorização de órgão ambiental. O homem pretendia ainda que iria criá-las em casa, na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi lavrado e o infrator vai responder na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98). Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental.