Os 10 pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer em Brasília

Brasília em pleno cerrado brasileiro é a capital federal do País e é cheia de atrações turísticas – e, neste WebDoc selecionamos dez locais surpreendentes que você não pode deixar de conhecer ao visitar o Distrito Federal

Brasília está localizada no centro-oeste do país, na região geográfica conhecida como Planalto Central, em pleno cerrado brasileiro. A capital federal construída num formato de um avião pelo 21º presidente do Brasil, o mineiro Juscelino Kubitschek de Oliveira, está no centro do território do Distrito Federal englobando outras 33 cidades satélites, somando-se uma população superior a 3 milhões de habitantes.

Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil em 21 de abril de 1960, após Salvador e Rio de Janeiro. Brasília é uma cidade com muitas opções de lazer, bons restaurantes, shoppings centers, parques públicos, museus fascinantes e muitas atrações turistas para se visitar – mas neste documentário de 30 minutos, escolhemos apenas 10 pontos interessantes que você não pode deixar de conhecer ao visitar Brasília.

1º – O Memorial JK idealizado a pedido da viúva de Juscelino e ex-primeira-dama Sarah Kubitschek. 2º – A Praça Duque de Caxias onde está situado o Conjunto Arquitetônico do Quartel General do Exército Brasileiro.

3º – O Lote 12 da Esplanada dos Ministérios onde estão a Biblioteca Nacional de Brasília, Museu Nacional da República e a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida ou simplesmente Catedral de Brasília. 4º – A Torre de TV com um mirante panorâmico a 75 metros de altura, de onde se tem uma visão em 360 graus sobre Brasília.

5º – A Praça dos Três Poderes sob um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais representados pelo Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional do Brasil. 6º – Uma visita guiada pelo Congresso Nacional para compreender e se conhecer um pouco mais sobre a história e o papel da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 7º – O Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

8º – O Lago Paranoá, a maior praia artificial do mundo que deixa Brasília com um clima permanente de beira-mar. 9º – A Ponte Juscelino Kubitschek sobre o Lago Paranoá, cujo contraste do branco da Ponte JK com o azul esverdeado do lago transforma a moderna obra em um dos principais cartões postais de Brasília. 10º – O Pontão Lago Sul às margens do Lago Paranoá sob um clima refrescante de praia trata-se do mais completo centro de lazer e entretenimento do Distrito Federal.

Itamaraju: Prefeito Marcelo Angênica regulamenta a Guarda Municipal e garante mais segurança à população

Eunápolis: Prefeita Cordélia Torres determina presença da GCM nas escolas