Da redação TN
A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São José (HSJ) de Itabatã, realizou mais sete cirurgias por videolaparoscopia para retirada de cálculo na vesícula, que são modernos procedimentos menos invasivos. As cirurgias ocorreram na manhã da última sexta-feira (12/11). A retirada dos cálculos por laparoscopia é feita através de pequenos orifícios no abdômen, permitindo uma recuperação fácil e rápida do paciente. A vesícula quando está doente ela produz cálculos no seu interior (pedra na vesícula) com pólipos grandes ou em crescimento.
Na região, este serviço tem sido realizado por clínicas e hospitais particulares. Apenas os municípios de Teixeira de Freitas e Mucuri disponibilizam gratuitamente a realização deste tipo de cirurgia. Desde a implantação do serviço de intervenção operatória por videolaparoscopia para retirada de cálculo na vesícula, a Prefeitura de Mucuri já realizou dezenas de procedimentos, promovendo mais qualidade de vida aos cidadãos mucurienses que sofriam com esta enfermidade.
O corpo clínico em Mucuri é composto por três profissionais altamente qualificados, sendo o médico Lauro Oscar de Lima Júnior, especialista em cirurgia geral e coloproctologia; o médico Raphael dos Santos Matos, especialista em cirurgia geral, cabeça e pescoço; e o médico Manoel Pedro Rodrigues Soares Filho, especialista em anestesiologista. “O gestor Roberto Carlos Figueiredo Costa, o nosso querido prefeito “Robertinho” (DEM), tem exigido de maneira implacável, que se alcance a excelência na qualidade da saúde no município de Mucuri e que nos tornemos referência regional, quem sabe, estadual”, disse o secretário municipal de saúde Fernando Jardim.