Dione Pereira da Silva, o “Dione Cigano”, de 29 anos, que era integrante de uma comunidade cigana de Teixeira de Freitas, foi morto a tiros na tarde desta última quinta-feira, 27 de abril, enquanto dirigia sua caminhonete Toyota Hilux, de cor preta, placa policial RPF-0B10, na avenida Getúlio Vargas, próximo à rotatória da Visconde de Mauá, região central da cidade.
Segundo informações de testemunhas a vítima foi surpreendida pelos criminosos numa moto e um deles efetuou três disparos à queima roupa. Atingido no abdômen, perna e braço, Dione ainda tentou fugir, mas bateu o veículo em um canteiro.
No momento do ataque o carona da caminhonete, amigo da vítima, assumiu a direção e socorreu o homem ferido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde foi constatado óbito.
Prisões
Numa ação rápida e coordenada uma guarnição da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas (87ª CIPM), prendeu Rafael Santos de Oliveira, de 21 anos, Rones Ribeiro dos Santos, 32 e Roney Lima de Oliveira, 26, que após oitivas, acabaram indiciados pelo delegado Manoel Andreetta pelo crime de homicídio, com base no Artigo 121 do Código Penal Brasileiro (CPB).
Segundo as apurações do delegado Andreeta, Rafael foi o condutor da moto usada no crime e ao ser interrogado, forneceu o nome de um outro homem que seria o coautor do assassinato.
O acusado Rones, ainda de acordo com Rafael, teria guardado a arma, uma pistola ponto 40, que mais tarde foi apreendida pela polícia. Roney Lima de Oliveira, 26 anos, é apontado como autor dos tiros que vitimaram o cigano Dione.
Motivação
Ainda segundo o que ficou apurado pela Polícia Civil, o cigano Dione Pereira da Silva, de 29 anos, foi morto por vingança, por supostamente possuir envolvimento na morte de Deolan Pereira da Silva, o “Del Cigano”, crime ocorrido no dia 14 de abril deste ano.
Os mandantes
Pelos depoimentos dos acusados os mandantes do crime seriam parentes de “Del Cigano”, que teriam desembolsado R$ 15 mil para encomendar a morte de Dione.
O inquérito policial do caso foi encaminhado à Delegacia Homicídios, para o desenvolvimento e a sua conclusão a a polícia realiza diligências no intuito de localizar e prender o quarto suspeito de envolvimento no crime, bem os supostos mandantes.