No início da noite de sexta-feira, 28 de abril, a Polícia Militar de Itamaraju recebeu denúncia de que um indivíduo, que havia evadido-se de uma ação policial no período da tarde, na qual o seu irmão e comparsa fora preso com dez quilos de maconha, no bairro São Bernardo, região sul da cidade, teria retornado ao local e se escondido numa residência.
Em posse da informação, guarnições de serviço da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (CIPM), dirigiram-se ao local, fazendo o cerco ao imóvel, oportunidade em que alegam terem sido recebidas por disparos de arma de fogo efetuados pelo suspeito identificado como Otávio de Jesus Santos, o “Neguim”. Os militares, então, revidaram e alvejaram Otávio, que foi socorrido ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), onde veio a óbito.
No interior da casa onde o resistente estava os policiais militares apreenderam dois tabletes de maconha prensada, pesando 2,2 kg., e um revólver da marca Smith Wesson, calibre 32, com estojos de munições deflagrados, além de munições picotadas.
Todo o material apreendido foi apresentado à Corregedoria Setorial da 43ª CIPM, onde foi lavrado o auto de oposição à intervenção policial. O comando da unidade instaurarará inquérito policial militar para apurar as circunstâncias da morte decorrente da ação policial, o qual será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE)