A cidade histórica de Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, título que recebeu em 1980. Foi considerada patrimônio estadual ainda em 1933 e monumento nacional em 1938.
A vila foi fundada em 1711 e em 1720, Ouro Preto foi escolhida para ser a capital da nova Capitania de Minas Gerais. Foi a capital da província e, mais tarde, do estado de Minas, até 1897. Foi no ciclo do ouro, que a cidade ganhou o nome de “Ouro Preto”.
A 100 Km de Belo Horizonte, aos pés do maciço rochoso da Serra do Espinhaço e marcada pela Inconfidência Mineira, Ouro Preto é uma cidade que reúne o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil.
Seus principais atrativos são as igrejas barrocas e casarões coloniais. As principais atrações históricas e culturais de Ouro Preto estão concentradas no Centro Histórico da cidade, que acolhe ruelas seculares para serem descobertas a pé.
A Praça da Independência recebeu o nome de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em 1984. Isso se deu após a construção de um monumento em homenagem a ele, o mártir da Inconfidência Mineira.
O local é o ponto central e também cartão-postal da cidade. Rodeada por belos edifícios históricos, é impossível ficar indiferente à envolvência da Praça Tiradentes, considerada um dos locais mais bonitos de Ouro de Preto.
É na Praça da Independência, onde estão algumas das atrações e monumentos mais importantes, como o Museu da Inconfidência, criado em 1938 e reúne obras de grandes figuras da arte, como do “Mestre Ataíde” e do escultor “Aleijadinho”.