Implantado em Teixeira de Freitas o CPR Extremo Sul da Polícia Militar

O CPR – Comando de Policiamento Regional nasce em Teixeira de Freitas com 11 unidades operacionais nos 21 municípios da sua base no extremo sul da Bahia.

Por Athylla Borborema

Numa concorrida cerimônia militar na manhã desta quinta-feira (15/06), na sede da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, foi implantado o tão esperado CPR Extremo Sul – Comando de Policiamento Regional, com sede na própria Teixeira de Freitas e com base de atuação nos 21 municípios da região administrativa do extremo sul da Bahia.

O CPR Extremo Sul nasceu através do recém-criado Plano de Reestruturação da Segurança Pública, pelo Governo do Estado da Bahia, que surgiu por meio da Lei Estadual nº 14.567, de 16 de maio de 2023. A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Marcelo Werner; do chefe de gabinete da Governadoria, Adolpho Loyola e do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho. O secretário de segurança pública Marcelo Werner disse que as polícias Civil, Técnica e Bombeiros também receberão investimentos do Estado.

O comandante geral da PM, Coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho; o ex-deputado federal Uldurico Junior e atual diretor-geral da AGERSA – Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia; o comandante do CPR Extremo Sul, Coronel Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges; e o vereador Tequinha Brito, presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

O CPR Extremo Sul nasce com 11 unidades operacionais sob seu comando: 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar de Teixeira de Freitas; 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro; 7ª CIPM de Eunápolis; 43ª CIPM de Itamaraju; 44ª CIPM de Medeiros Neto; 88ª CIPM de Alcobaça; 89ª CIPM de Mucuri; 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, além das especializadas CAEMA de Posto da Mata; CIPPA de Porto Seguro e a RONDESP SUL de Eunápolis.

O secretário de estado Adolpho Loyola, chefe de gabinete da Governadoria, fazendo a entrega das chaves das 6 novas viaturas de duas rodas ao comandante do CPR Extremo Sul, Coronel Luís Paraíso.

O 1º comandante do CPR Extremo Sul que tomou posse também nesta manhã de quinta-feira (15), é o coronel Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges e o subcomandante é o tenente-coronel Anilton Almeida. Ao assumir oficialmente o comando do CPR Regional, o coronel Luís Paraíso disse que terá como prioridade neste primeiro momento, o combate a crimes contra povos e comunidades tradicionais, atuação contra organizações criminosas e mediação dos conflitos que envolvam o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Durante a solenidade foram entregues seis novas viaturas de duas rodas para dar mais agilidade às ações da Polícia Militar. Com 865 mil habitantes, o extremo sul da Bahia, composto por 21 municípios, é a região administrativa menos populosa do Estado, a mais distante da capital, a segunda mais rica economicamente da Bahia e fica situada numa área de tríplice fronteira de estados: Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Teixeira de Freitas é a maior cidade da região com 170 mil habitantes e é portal de entrada da Bahia e do Nordeste, para quem chega à região procedente do Sudeste do Brasil por meio das rodovias BR-101 e BR-418.

Secretaria de Desenvolvimento Social de Itamaraju debate o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Itamaraju se prepara para a maior festa de São João do extremo sul da Bahia