Por Athylla Borborema
Numa concorrida cerimônia militar na manhã desta quinta-feira (15/06), na sede da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, foi implantado o tão esperado CPR Extremo Sul – Comando de Policiamento Regional, com sede na própria Teixeira de Freitas e com base de atuação nos 21 municípios da região administrativa do extremo sul da Bahia.
O CPR Extremo Sul nasceu através do recém-criado Plano de Reestruturação da Segurança Pública, pelo Governo do Estado da Bahia, que surgiu por meio da Lei Estadual nº 14.567, de 16 de maio de 2023. A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Marcelo Werner; do chefe de gabinete da Governadoria, Adolpho Loyola e do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho. O secretário de segurança pública Marcelo Werner disse que as polícias Civil, Técnica e Bombeiros também receberão investimentos do Estado.
O CPR Extremo Sul nasce com 11 unidades operacionais sob seu comando: 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar de Teixeira de Freitas; 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro; 7ª CIPM de Eunápolis; 43ª CIPM de Itamaraju; 44ª CIPM de Medeiros Neto; 88ª CIPM de Alcobaça; 89ª CIPM de Mucuri; 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, além das especializadas CAEMA de Posto da Mata; CIPPA de Porto Seguro e a RONDESP SUL de Eunápolis.
O 1º comandante do CPR Extremo Sul que tomou posse também nesta manhã de quinta-feira (15), é o coronel Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges e o subcomandante é o tenente-coronel Anilton Almeida. Ao assumir oficialmente o comando do CPR Regional, o coronel Luís Paraíso disse que terá como prioridade neste primeiro momento, o combate a crimes contra povos e comunidades tradicionais, atuação contra organizações criminosas e mediação dos conflitos que envolvam o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Durante a solenidade foram entregues seis novas viaturas de duas rodas para dar mais agilidade às ações da Polícia Militar. Com 865 mil habitantes, o extremo sul da Bahia, composto por 21 municípios, é a região administrativa menos populosa do Estado, a mais distante da capital, a segunda mais rica economicamente da Bahia e fica situada numa área de tríplice fronteira de estados: Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Teixeira de Freitas é a maior cidade da região com 170 mil habitantes e é portal de entrada da Bahia e do Nordeste, para quem chega à região procedente do Sudeste do Brasil por meio das rodovias BR-101 e BR-418.