Em protesto contra o marco temporal, indígenas fecham a BR-101 por 8 horas

Indígenas da etnia Pataxó fecharam a BR-101 no trecho do Parque Nacional do Monte Pascoal, no município de  Itamaraju, entre 9h e 17h desta quarta-feira (20). O grupo pediu a derrubada do marco temporal no mesmo dia que a tese voltou a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento desta quarta-feira (20), chegou a 5 votos para invalidar a aplicação do marco temporal. Falta um voto para formar maioria contra a tese, o que seria uma vitória para os indígenas.

Durante o protesto, o líder indígena Zeca Pataxó disse que o ato tinha como objetivo chamar atenção para o tema. A manifestação causou um engarrafamento de 10 km nos dois sentidos da pista.

A indígena Akuã Pataxó já perdeu dois irmãos e um primo devido à disputa de terras. No ano passado, pelo menos seis indígenas foram mortos na região.

Marco

Os indígenas são contra o marco temporal porque muitas comunidades foram retiradas de suas terras durante a Ditadura Militar. Além disso, muitas etnias são nômades e não ocupavam, necessariamente, nas áreas tradicionais em 5 de outubro de 1988.

Impactos da lama de Mariana no litoral de Mucuri é tema de encontro em Salvador na Secretaria de Meio Ambiente da Bahia

Medeiros Neto está sediando canteiro de uma das maiores obras de linha transmissora de energia do Brasil