MUCURI: Suzano e Prefeitura lançam projeto “Entre Árvores e Rios” para formar professores na educação científica e histórica

O livro “Entre Árvores e Rios” é voltado especialmente para os professores e trata-se de um verdadeiro guia para se descobrir ou redescobrir cada característica científica e histórica do município de Mucuri.

O Dr. André Brito, gerente regional de relações corporativas da Suzano.

Por Athylla Borborema

Uma parceria entre o Município de Mucuri através da Secretaria Municipal de Educação e a empresa Suzano (Papel e Celulose), fez nascer o projeto “Entre Árvores e Rios” com o lançamento do seu livro memorial e didático publicado pela empresa Atina Educação Geodinâmica Editora, São Paulo, num evento no Auditório Max Feffer, na tarde desta terça-feira (03/10), na Unidade/Itabatã da Fábrica da Suzano, no município de Mucuri – o livro é voltado especialmente para os professores e trata-se de um verdadeiro guia para se descobrir ou redescobrir cada característica econômica, cultural, geográfica, científica e histórica do município de Mucuri. O lançamento foi marcado por uma divertida ‘dinâmica interativa’ apresentada pelo professor, musicólogo e maestro José Marques.

O professor Dalmo Costa, secretário Municipal de Educação de Mucuri.

O evento contou com a presença dos seguintes executivos da Suzano: André Rocha Vieira de Brito, gerente regional de relações corporativas; Heverton Farias Dias, gerente executivo industrial; Jany Kelly Belitardo, gerente executiva florestal; Leonardo Conde, consultor de relações corporativas no Espírito Santo e Mônika Campagnaro, analista de relações corporativas na Bahia e Minas Gerais. Além de João Luiz Araújo, da representação nordeste da Atina Editora; do professor Dalmo Costa de Souza, secretário Municipal de Educação de Mucuri e do jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, dentre outras autoridades, diretores de escolas públicas e educadores.

Tudo que estamos projetando precisa ser vivido, experimentado, descoberto, contado e transformado. Pois é assim que podemos entender melhor a nossa realidade e os desafios que existem para mudá-la para melhor. A Suzano tem a imensa honra de ter o município de Mucuri por meio da sua Secretaria de Educação, envolvido conosco neste projeto salutar que chega para qualificar os nossos mestres da educação do ensino fundamental II com um trabalho didático que pode mudar a nossa realidade científica e histórica na região. Investir na educação é um propósito crescente da Suzano, porque entendemos que a educação tem um papel fundamental nessa e em todas as histórias”, disse o gerente regional de relações corporativas, André Brito.

O secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa, explica que o material didático do projeto “Entre Árvores e Rios” será inicialmente fornecido as turmas do ensino fundamental II da rede municipal, a partir do treinamento dos professores das áreas de ciências e história, que começa em janeiro de 2024, com uma oficina já na abertura da semana pedagógica. Os professores passarão por uma formação específica através da instituição paulista Atina Educação, cuja qualificação será no modelo de educação continuada -, mas o município ainda propondo a sua malha contínua, oferecerá durante o ano letivo várias outras formações para todos os professores sobre eixos temáticos, a partir do arcabouço do projeto “Entre Árvores e Rios”.

“Aprendemos coisas novas a cada dia e a cada momento, alguns aprendizados nos transformam e outros apenas nos divertem, ainda assim podemos dizer que temos uma capacidade infinita de aprendizagem e que cabe a cada um de nós estimular essa habilidade. Como educadores nos preocupamos frequentemente em entender os processos de aprendizagem e buscamos maneiras eficientes e interessantes de transmitir o conhecimento. Foi dessa forma que construímos com a Suzano este inovador projeto ‘Entre Árvores e Rios’, para que ele possa contribuir para a construção de uma cultura de aprendizagem multidisciplinar e não linear. Sabemos que ‘nada na educação é um produto acabado’ e é por meio do projeto educacional que ora lançamos com o apoio especial da Suzano, que esperamos que cada educador e que cada aluno encontre informação de qualidade e possa ser um agente de transformação no mundo”, discursou o secretário Dalmo Costa.

A anfitriã do evento no Auditório Max Feffer, Mônika Campagnaro, analista de relações coorporativas da Suzano, disse que a empresa mais uma vez reforça seu compromisso de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nos territórios em que atua, investindo no aperfeiçoamento da qualidade do ensino público, por meio da qualificação profissional dos educadores e da participação social. “A Suzano atua de forma conjunta com secretarias de educação, saúde, assistência social, escolas, estudantes, famílias e comunidades para enfrentar os desafios educacionais. Receber hoje o município de Mucuri, representado pelas suas Secretarias de Educação e de Meio Ambiente é fruto de muita alegria para todos nós da Suzano. Nossa expectativa, para este ano e para 2024 é dar continuidade à implementação desse nosso cronograma educacional em Mucuri, com foco nos desafios, fortalecendo sua governança e apoiando os gestores educacionais na execução de ações previstas no planejamento estratégico do projeto “Entre Árvores e Rios”, enfatizou a diretora Mônika Campagnaro.

Mulher terá de pagar quase R$ 2 milhões à Globo após perder processo

Quase metade dos municípios já precisou cortar pessoal para fechar as contas em 2023