Por Athylla Borborema
A Galeria do Coletivo das Artes Motirô – ONG que fomenta a arte e a cultura em Teixeira de Freitas sedia de hoje (02/12) até dia 02 de janeiro de 2022, no Shopping PátioMix, uma exposição do artista plástico Cil Farney Henrique Gonzaga. A exposição, denominada “Do barro ao Infinito”, mostra a encantadora habilidade do artista mineiro e radicado em terras teixeirenses Cil Farney Gonzaga em expressar sua mensagem em obras com diferentes linguagens e técnicas extraordinárias.
A exposição tem a curadoria das artistas e produtoras culturais Wanda Muniz e Katia Aslene. O artista plástico Cil Farney Gonzaga é versado por conseguir na sua arte, transmitir em cada peça as emoções do seu dia a dia, com detalhes minuciosos que não devem passar despercebidos, em cada linha sinuosa, traços, modelagem, mostra com diferentes técnicas e chega a ser uma passagem em camadas sob a necessidade de se desvendar cada uma delas.
Conforme a pedagoga, produtora cultural e curadora da exposição Katia Aslene, todo o seu trabalho foi inspirado em momentos de mudanças. “Suas obras nos viram do avesso na maioria das vezes, e não se filtram apenas como dúvidas internas, mas por um momento de grande desafio externo, não somente para o artista, mas principalmente para o apreciado. Suas obras são diversas, um misto de esperança e pavor iniciando uma pandemia, literalmente, em todos os aspectos, mas para quem já nasceu para estrelar, a vida se torna mais suave em seus passeios pelo universo, deixando apenas espaço para a criação”.
Segundo a também curadora da exposição, a artista plástica Wanda Muniz, a exposição do artista plástico Cil Farney Gonzaga vem ocasionar essa marca com muita expressão, provocando o público a pensar nas grandes fases que permeiam a mente humana. “Que são apenas momentos que a qualquer momento podemos puxar a direção da origem de cada um de nós ao infinito, que apesar dos ventos que sopram contrário, ainda conseguimos nos aprumar num mar revolto e ancorar”, sintetiza Wanda Muniz.