O jornalista Moacy Neves, presidente do SINJORBA – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia, esteve em Teixeira de Freitas na manhã deste sábado (07/10), para uma reunião com os profissionais de imprensa da região, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal. O presidente Moacy Neves cumpre uma pauta de viagens em visitas às regionais por todo o estado e divulgando o CONEJORBA e o ENJAI. No dia anterior ele já havia se reunido com os jornalistas de Itabuna e de Eunápolis.
Em Teixeira de Freitas, o presidente Moacy Neves foi recepcionado mais uma vez pelo diretor regional do SINJORBA no extremo sul baiano, o jornalista Ezequias Alves. Esta é a 3ª vez que Moacy Neves vem a Teixeira de Freitas discutir o futuro da categoria neste mandato em que preside o SINJORBA. Conforme o jornalista Ezequias Alves, a visita do presidente Moacy Neves fortalece e injeta ânimo na categoria para enfrentar os atuais desafios da profissão, que tem sido diversos nos últimos tempos.
Segundo o diretor regional Ezequias Alves, o encontro foi extremamente proveitoso, pois discutiu temas interessantes, dentre eles a possibilidade da divisão das regionais baianas, inclusive a do extremo sul, que é hoje formada pelos 21 municípios da região administrativa -, que havendo a divisão, Teixeira de Freitas ficaria apenas com 13 municípios e Eunápolis com 8 municípios em sua base, facilitando a governança, a interação, o diálogo e as atividades da instituição. E ainda foi sugerido a realização do 13º Encontro dos Jornalistas do Interior da Bahia para 2024, em Mucuri – o último (12º Encontro dos Jornalistas do Interior) aconteceu em julho de 2023 em Feira de Santana.
O encontro neste sábado (07) em Teixeira de Freitas contou com a presença dos jornalistas Rubens Floriano (ex-diretor e 1º titular do Conselho Fiscal do SINJORBA e Athylla Borborema (ex-diretor). O presidente Moacy Neves deixou Teixeira de Freitas mais uma vez demonstrando contentamento com a participação dos colegas e com o resultado da reunião e, fez um chamamento de todos para que participem do CONEJORBA e do ENJAI, no próximo mês de novembro.
“O 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia discutirá a atual realidade do Jornalismo no Estado, os desafios enfrentados pela categoria no mercado de trabalho, uma plataforma de lutas para os próximos anos, além de atualizações em nosso estatuto. E vamos ter discussões e aprovações de pautas e temas específicos da Bahia, além de atividades comuns, como a plenária de abertura, conferências e eventos de confraternização”, informou o presidente Moacy Neves.
O 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia acontece 14 anos após o último evento similar, que foi realizado de 26 a 28 de novembro de 2009, no campus da FTC, em Salvador. Este ano, tanto o 11º Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia (CONEJORBA) quanto o 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), acontecem nos auditórios do Hotel Sol Victoria Marina, na Avenida Sete de Setembro (Corredor da Vitória), de 16 a 19 de novembro de 2023 em Salvador.
Todos os jornalistas sindicalizados e que estejam adimplentes junto ao SINJORBA poderão participar do 11º CONEJORBA com direito a voz e voto. Os demais podem participar, somente como observadores. Aos colegas que vão participar do Congresso Estadual e que desejam também assistir ao ENJAI (minicursos, painéis e cases de assessoria) é preciso fazer a inscrição no site do Encontro (www.enjai.com.br). Serão 4 dias de muita discussão e troca de experiências sobre assessoria de imprensa e comunicação social em geral, com 50 horas divididas em 24 atividades.