Da redação TN
O deputado estadual Sandro Régis (DEM), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cobrou nesta quarta-feira (8) do Governo do Estado, ações para minimizar os impactos das chuvas que atingem o extremo sul. O parlamentar informa que a situação é muito grave, principalmente nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri, Itamaraju e Jucuruçu.
“Temos relatos de postos de saúde invadidos pela água, de falta de remédios e até de locais em que carros não conseguem chegar. É preciso que o governo do estado faça uma intervenção para ajudar os municípios, que estão sofrendo muito”, afirmou Régis.
O líder da oposição disse ainda que diversas pessoas tiveram que deixar suas casas, seja por risco de desabamentos ou por terem sido invadidas pela água. “Os prefeitos estão fazendo o que podem, mas não têm recursos financeiros nem materiais para dar avançar nas ações. O governo deve e precisa entrar em cena, não pode se omitir neste momento”, disse.
A situação, segundo Sandro Régis, é mais grave em Jucuruçu. Parte da cidade está completamente alagada, com casas destruídas e pessoas ilhadas, em cima de residência e prédios à espera de resgate. Além disso, hoje, o único acesso ao município é por via aérea, uma vez que um trecho da BA-284, que liga Jucuruçu a Itamaraju, cedeu.
No município de Mucuri, o prefeito Roberto Figueiredo “Robertinho” (DEM), logo nas primeiras horas da manhã, designou equipes dos setores de Obras e Defesa Civil, que trabalham intensamente nos bairros mais baixos e que tiveram ruas alagadas e moradias tomadas pela água. Nos bairros mais atingidos, como Califôrnia e Brisas do Mar, canais estão sendo desobstruídos, para que na sequência a água que invadiu residências seja drenada.
O município de Mucuri já tinha passado por situação semelhante no fim de novembro, quando um temporal destelhou residências, derrubou uma casa e a torre de celular e levou ao chão dezenas de árvores no distrito de Taquarinha. Diversas propriedades rurais ficaram sem energia elétrica.