O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve na região extremo sul neste domingo (12/12), para visitar as cidades atingidas pelas fortes chuvas que caíram nesta última semana. Ele pousou em Porto Seguro por volta das 09h50, de onde embarcou um helicóptero para sobrevoar a região.
Depois do voo, Bolsonaro aterrissou no estádio de futebol Juarez Barbosa ‘Barbosão’, na cidade de Itamaraju. Ele foi recebido por pessoas que se aglomeravam no local e depois saiu em carreatas pelas ruas da cidade.
Ainda em Itamaraju o presidente Jair Bolsonaro conversou com o prefeito Marcelo Angênica (PSDB) e assumiu ajudar o município no processo de reconstrução da infraestrutura dos locais mais afetados pela enchente, principalmente os bairros da cidade baixa e o distrito de Nova Viçosa, onde muitas famílias perderam suas casas.
Ao retornar para Porto Seguro, o presidente fez uma coletiva de imprensa e comentou a liberação do FGTS para as cidades em situação de emergência. “Pudemos ver os estragos causados pela chuva. Alguns municípios estão bastante afetados, como Itamaraju, por exemplo. Quando soubemos do ocorrido, além de contatar os prefeitos, providenciamos a liberação do FGTS”, disse.
Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; Cidadania, João Roma, e Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também o acompanharam, assim como o General Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional. O presidente e a comitiva deixaram a Bahia às 13h40.
“Os prefeitos de forma rápida decretaram estado de calamidade. O ministro Rogério Marinho acolheu, reconheceu e publicou em Diário Oficial da União. Aguardamos agora os prefeitos informarem se a região atingida foi todo o município ou parte dele para a Caixa Econômica Federal, no máximo em cinco dias, começar a pagar a parcela de até R$ 6,2 mil do Fundo de Garantia e Tempo de Serviço”.