A Prefeitura de Mucuri promoveu o maior Carnaval da história da cidade, com um público estimado em mais de 150 mil pessoas nos circuitos oficiais da cidade e nos blocos de rua. Por meio de uma abordagem integrada entre o Município de Mucuri e o Estado da Bahia, o Sistema de Segurança Pública garantiu a diversão de todos os foliões que optaram por Mucuri para desfrutar do período carnavalesco. Com o slogan “Os grandes carnavais voltaram” a atual administração municipal marcou um grande capítulo na história do município, proporcionando 5 dias de festa para mucurienses e turistas de vários estados brasileiros.
Os veículos que chegavam à cidade marcavam placas do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Mais uma vez, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), manteve sua tradição e recepcionou todos os visitantes na entrada da cidade, desejando boas-vindas e entregando um mimo em nome do município a cada turista. Responsabilidade maior do que a de iniciar as festas de Carnaval em Mucuri há 29 anos, é resgatar as festividades culturais e manter o cuidado com a cidade, tanto que Mucuri foi toda ornamentada e o carnaval ganhou uma comunicação visual moderna, alegre e colorida.
O resultado da atuação das forças de segurança durante a festa foi apresentado no início desta manhã de quarta-feira de cinzas pelo major Leonardo Álvaro, comandante da 89ª CIPM de Mucuri e pelo delegado Bruno Ferrari, em exercício na titularidade da Polícia Civil de Mucuri. “O Carnaval 2024 de Mucuri foi o maior de todos dos que ocorreram na região e recebemos reforço extra da 87ª CIPM, 13º BEIC, PREM e CAEMA, mas aconteceu de forma tranquila considerando o tamanho da festa. Tudo isso é resultado do planejamento que fizemos para que essa festa fosse possível e segura”, disse o major Álvaro.
Segundo o delegado Bruno Ferrari, nenhum crime grave aconteceu e as poucas ocorrências que tivemos foram de menor potencial ofensivo, resultante de vias de fatos em final de festa. Mas nenhum roubo, furto, arrombamento de veículo, lesão corporal ou morte. Foi registrado apenas um afogamento, na manhã de sábado (10), de um jovem de 22 anos que já havia sido alertado pelos salva-vidas pela forma que nadava se afastando demais da beira-mar e terminou em certo momento na sua volta pra água, sendo resgatado pelos salva-vidas em alto mar e socorrido, mas seu óbito foi confirmado minutos depois na unidade hospitalar local.
O SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também contou com equipes extras, que estabeleceu um posto no circuito da festa e na sua base principal no distrito de Itabatã. A coordenadora municipal do SAMU, a enfermeira Ariane Ferreira explicou que essa estratégia de trabalho objetivou facilitar os acolhimentos. “Foram muitos atendimentos, mas, poucos necessitaram de encaminhamentos para a Clínica Municipal. No geral, foi tranquilo e a população ajudou bastante quando foi preciso promover deslocamentos rápidos, compreendendo que as ruas estavam lotadas. Felizmente não tivemos óbitos durante a festa e registramos apenas uma ocorrência que nos exigiu muita presteza, que foi o incidente com um grupo de jovens, após o desabamento da marquise de uma loja na Avenida Central, onde das 21 pessoas atingidas, 4 delas sofreram lesões, mas nenhuma delas com gravidade em desfavor da vida”, enfatizou a coordenadora do SAMU, Ariane Ferreira.
O prefeito Robertinho destacou o sucesso do carnaval, recorde de público e ações. “O Carnaval deste ano foi marcado pelo sucesso da festa na Arena Praia da Barra e pelo recorde na participação popular. A valorização do Carnaval de Mucuri, faz parte de uma estratégia maior para a região, onde foi criado um planejamento e realizado um conjunto de investimentos em obras, ações e bases operacionais de todas as áreas da gestão municipal. Nunca tivemos uma festa tão emocionante como esta que realizamos, quem estava aqui sabe o que estamos falando. Tivemos o retorno dos grandes atrativos que ajudam a impulsionar a economia do município”, disse o prefeito Robertinho.
Para que o Carnaval 2024 de Mucuri fosse um sucesso absoluto, a segurança foi reforçada também no preceito municipal, que garantiu a diversão e o recorde de público na Arena Praia da Barra, onde foram instaladas estruturas estratégicas visando um funcionamento 100% da segurança pública, através da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Salva-Vidas, SAMU e Segurança Especializada que foi efetivada pela empresa Braço Forte, além do efetivo de trânsito, das equipes de limpeza, obras, iluminação pública, assistência social, saúde e unidades hospitalares.
Com toda segurança de prontidão durante a festa, a multidão se jogou ao som das bandas mais curtidas do momento e desfilou todos os dias pelas ruas da cidade nos blocos puxados por trios elétricos. Na programação, passaram pelo palco principal grandes nomes como Edson Gomes (09/02); Barões da Pisadinha (10/02); Parangolé e Piseiro do Barão (11/02); Calcinha Preta (12/02) e nesta terça-feira, último dia de Carnaval, para fechar em grande estilo, a banda Lambasaia. Além destas atrações, se apresentaram também as bandas Hipermetropia, Garrincha Show, Murilo Garanhão, Dj Sandes, Vibração, Dj Teuzinho, Samba Point e Groovaii.
Encerrando o Carnaval 2024, o cantor Léo Dumóve da banda Lambasaia chamou o prefeito ao palco para agradecer mais um convite. “Sempre que venho a Mucuri tem alguma coisa nova na cidade. Ela está linda, parabéns prefeito. Chegar aqui e encontrar essa energia contagiante, é muito gratificante, espero voltar mais vezes nesta cidade linda”, disse o cantor Léo Dumóve, que finalizou puxando o coro com a multidão “Fica Robertinho, fica Robertinho”, ensaiando um apelo popular de almejar o prefeito disputando a reeleição este ano, diante dos rumores que o prefeito não quer mais enfrentar uma disputa eleitoral, apesar da aprovação popular de 78% do seu governo.
Em 2023, foi o primeiro carnaval na atual gestão do prefeito Robertinho, que realizou uma linda festa pós pandemia, ainda com muitos cuidados após dois anos sem uma das maiores folias de rua. Este ano, a ansiedade já começou no Réveillon, quando o prefeito Robertinho saiu à frente das demais cidades baianas e anunciou a programação do Carnaval antes da tradicional queima de fogos na Arena Praia da Barra. Mucuri realmente se transformou na capital da folia no extremo sul da Bahia nos últimos cinco dias, agora essa celebração emblemática da cultura e tradição brasileira permanece na memória dos foliões, que já começam a planejar o retorno ao município para curtir o melhor que 2025 pode nos preparar.