Solenidade no CPR comemorou os 199 anos da Polícia Militar da Bahia e 9 anos do 13º BEIC em Teixeira de Freitas

“Neste dia especial, é extremamente importante reconhecer muitos dos nossos protagonistas que sustentam a nossa corporação chamada Polícia Militar da Bahia”, festejou o coronel Paraíso.

Uma solenidade militar realizada pelo CPR – Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul na manhã desta segunda-feira (26/02), na área militar do 13º BEIC – Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação de Teixeira de Freitas, se comemorou os 199 anos de existência da Polícia Militar do Estado da Bahia, onde contou com a participação de autoridades civis e militares de toda a região. A corporação, quase bicentenária, tem à frente do CPR Extremo Sul, como comandante, o coronel PM Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges, que foi o anfitrião do evento.

A cerimônia de comemoração dos 199 anos da PM/BA foi marcado, pelas entoações dos Hinos 2 de Julho e da Bahia, pelas homenagens aos militares veteranos e pelo desfile das tropas. Foram homenageados os parceiros e amigos da Polícia Militar e foram entregues também a Medalha do Mérito Policial Militar a praças e oficiais que se destacaram na região. Todos os comandantes das companhias independentes do extremo sul estiveram presentes à solenidade – marcaram presença na cerimônia, os juízes de direito da comarca Marcus Aurélius Sampaio, Argenildo Fernandes e Humberto Marçal, os delegados Moisés Damasceno (coordenador regional da 8ª Coorpin) e Marcos Ludovico (titular da Polícia Civil), além do tenente-coronel da reserva, advogado e escritor Raimundo Magalhães, presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras e tantas outras autoridades.

Os juízes Marcus Aurélius Sampaio, Humberto Marçal, Argenildo Fernandes e o coronel Luís Paraíso (comandante do CPR Extremo Sul).

“É nosso desejo dar um abraço em cada integrante da Polícia Militar da Bahia, uma instituição multifacetada, que busca permanentemente a eficiência operativa e a preservação da ordem pública, reconhecendo a importância do trabalho de cada integrante que com muito compromisso serviram e servem à sociedade baiana, em especial ao extremo sul. Neste dia especial, é extremamente importante reconhecer muitos dos nossos protagonistas que sustentam nossa corporação: nossos comprometidos policiais militares – o maior patrimônio desta instituição chamada Polícia Militar, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à nossa PM Baiana”, festejou o coronel Paraiso, comandante do CPR.

Os juízes Argenildo Fernandes e Marcus Aurélius, o tenente-coronel Anilton Almeida (subcomandante do CPR Extremo Sul), o juiz Humberto Marçal e o advogado Robinho Pec.

A Polícia Militar da Bahia foi criada oficialmente por decreto do imperador Dom Pedro I, datado de 17 de fevereiro de 1825 e trata-se de uma instituição policial estadual militar brasileira do Estado da Bahia, que por função primordial delibera o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública do Estado e, ainda trata-se de uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social da Bahia. A cerimônia nesta segunda-feira (26) em Teixeira de Freitas comemorou os 199 anos de existência da Polícia Militar da Bahia e também comemora os 9 anos do 13º BEIC – Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, mas antes de 2015 quando houve sua criação como batalhão escola, a unidade era o 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, fundado em 13 de agosto de 1974, há exatos 50 anos.

Moradora de rua é encontrada morta próximo à UPA de Teixeira de Freitas; polícia investiga

Foragido de Eunápolis é preso após ação conjunta das polícias Civil e Militar de Itamaraju