A câmera de um veículo de passeio que trafegava logo atrás do ônibus que se envolveu em um grave acidente no fim da madrugada de quinta-feira, 11 de abril, no KM-885 da BR-101, em Teixeira de Freitas, registrou o trajeto do coletivo antes de capotar às margens da rodovia. O acidente deixou o saldo trágico de 9 mortos e 23 feridos.
Pela filmagem é possível perceber claramente que ao contrário do relatado inicialmente pelo motorista do ônibus, não há nenhum carro fazendo ultrapassagem em sua mão de direção.
Uma van, aparentemente com farol alto, passa no sentido contrário antes da curva e, em seguida, o carro, que está a mais de 100 km/h, alcança o ônibus já tombado na lateral da pista. O ônibus de turismo saiu do Rio de Janeiro-RJ., e seguia para Porto Seguro.
As autoridades que apuram o caso desconfiam que o motorista estava acima da velocidade compatível com o trecho, especialmente a curva, considerado um local perigoso e com registro de vários outros acidentes.
Segundo o delegado Moisés Damasceno, coordenador da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas e que está à frente das investigações do caso, a filmagem, em uma análise preliminar, não mostra veículos vindo em sentido contrário do ônibus no momento do acidente.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, divulgou durante o final de semana a identificação dos mortos, sendo Clea da Conceição Faria, Conceição Maria dos Santos Rangel, Glória Regina do Nascimento Cunha, Irapuã de Azevedo, Maria José Nicomedes Sinfônio, Regina Maura Feitosa, Valter Nery, Ronaldo do Espírito Santo de Oliveira e Doralice da Conceição Azeredo. Os dois motoristas não se feriram.
Na sua maioria os ocupantes do ônibus eram na terceira idade, sendo que saíram do Rio de Janeiro, do bairro da Penha, às 13h de quarta-feira (10), com 32 passageiros e dois motoristas e a previsão de chagada em Porto Seguro, era às 09h de quinta-feira (11).
A capacidade do veículo, segundo a Polícia Rodoviária Federal, era de 44 passageiros. Entre as vítimas fatais estavam uma mulher grávida e duas crianças.