A Câmara Municipal de Mucuri, sob a presidência do vereador Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (Podemos), realizou na noite desta terça-feira (11/06), uma sessão solene para homenagear algumas personalidades importantes que contribuíram e que ainda contribuem com o desenvolvimento econômico, cultural, educacional e social do município, mas que não nasceram no território de Mucuri. Dentre os homenageados esteve o bandeirante Gezuel da Rocha, que faleceu exatamente há 30 dias, em 11 de maio de 2014, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde teria ido visitar familiares – o Projeto Legislativo de Resolução foi de autoria do vereador Roberto Silva dos Santos Júnior (UB), um amigo da família e que bem conheceu o homenageado.
O título post mortem de Cidadão Honorário de Mucuri ao bandeirante Gezuel da Rocha “patrono da Praia do Gezuel” foi entregue pelas mãos do vereador autor Roberto Junior ao filho do homenageado Manoel Conceição da Rocha, 35 anos, sob muitos aplausos e elegância da cerimônia legislativa. O vereador autor Roberto Junior disse que o “Seu Gezuel” como era popularmente conhecido, não só foi um pioneiro importante do município de Mucuri, como também, um exemplo de alma viva que muito estendeu as mãos ao próximo, que a partir da Praia do Gezuel, onde fica sua propriedade, pode abrir as portas das belezas litorâneas do território de Mucuri para que o país conhecesse as verdadeiras exuberâncias ecológicas, paisagísticas e naturais da costa da região.
“É uma honra e uma alegria primorosa homenagear uma figura pública das mais interessantes que já tivemos em Mucuri com o título mais importante que um município brasileiro pode conceder ao um cidadão ou a uma cidadã. O ‘Seu Gezuel’ fundou o povoamento do Gezuel, banhado pela exuberante Praia do Gezuel, munida de belas praias, rios de água doce, falésias, mata atlântica, restinga, passarelas e paisagens encantadoras, onde hoje é um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia. Ele foi um capixaba de Linhares que chegou em nossa terra aos 15 anos de idade para fazer história, onde casou com a dona Maria José Matias da Conceição, e desta feliz união que durou 35 anos, nasceram 21 filhos e 42 netos”, disse Roberto Junior.
E acrescentou o vereador: “Era um homem evangélico e sempre cultivou o amor ao próximo e, marcou sua trajetória pelo seu caráter, pela sua retidão, pela simpatia, amizade, lealdade, exemplo de esposo, pai comprometido e avô amoroso. Foi um verdadeiro bandeirante que desbravou uma mata virgem para transformá-la em um paraíso dos mais lindos que já conhecemos, onde escreveu sua trajetória sempre com o sorriso no rosto, dando belas gargalhadas, estendendo a mão e acolhendo quem lhe ladeava, realmente um homem da maior grande. ‘Seu Gezuel” nos deixou rumo a imortalidade, mais nos deixa um legado dos mais lindos que já conheci”, concluiu o vereador que lhe homenageou, Roberto Junior.