Lençóis, na região do planalto central do Estado da Bahia, conhecida como a capital da Chapada Diamantina, é uma cidade de aproximadamente 15 mil habitantes, mas possui em qualquer época do ano uma população flutuante três vezes maior por causa do turismo de aventura com a presença de visitantes do mundo inteiro circulando pelas suas ruas estreitas e calçadas de paralelepípedo.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é a principal unidade de conservação da região e guarda alguns dos mais belos conjuntos de cachoeiras e cânions coralinos do Brasil, em meio a centenas de quedas d’água que escorrem entre penhascos, nas serras cobertas de verde, com uma vegetação mista de Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
O comércio de Lençóis é consolidado e tem inúmeras agências de viagens e passeios, possui o Aeroporto Horácio de Mattos que faz conexões com o Aeroporto Internacional de Salvador com voos comerciais regulares.
A cidade que está a 430 Km da capital, Salvador -, tem, no entanto, outra riqueza além da deslumbrante beleza natural do seu entorno: seu conjunto arquitetônico e paisagístico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1973.
Lençóis possui o maior complexo gastronômico reunido do interior do Brasil, pois, no seu Centro Histórico estão as ruas e praças que sediam a maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade, especialmente restaurantes, petiscarias e bares com comidas típicas de todas as regiões do país, com diversas atrações da gastronomia típica e vida noturna animada, perfeita para quem busca uma viagem inesquecível no Brasil.