Por Athylla Borborema
A 40ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas começa na quarta-feira, dia 18, e termina no domingo, dia 22 de setembro de 2024, no Parque de Exposições Temóteo Alves de Brito. O evento contará com palestras, cursos, capacitações, exposições comerciais, amostras agrícolas, leilões, vaquejada, atrações culturais, áreas de lazer e shows artísticos. Este ano, a Tigrão Produções volta ser a empresa responsável pela organização institucional e artística da festa, que comemora sua 40ª edição. O evento é promovido pela COOPMISTA e pelo Sindicato dos Produtores Rurais.
Conforme Walsilene Marffei, presidente da COOPMISTA – Cooperativa Mista Agropecuária do Extremo Sul da Bahia, entidade tradicional em Teixeira de Freitas desde 1973, o Parque de Exposições se prepara para receber um dos eventos mais tradicionais e importantes do calendário agrícola da região. Para celebrar seus 40 anos de história e empreendedorismo, a exposição contará com grandes nomes do agronegócio nacional e prestigiadas atrações artísticas.
Para festejar a data com grandiosidade, a presidente Walsilene Marffei reuniu-se recentemente com importantes autoridades baianas em busca de apoio e parcerias. Em Salvador, encontrou-se com Adolpho Loyola, secretário-chefe do Gabinete do Governador; com o secretário de estado Wallison Tum, titular da SEAGRI – Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia; e com o secretário estadual Ângelo Almeida, titular da SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.
Nos encontros, eles discutiram a promoção do desenvolvimento econômico, o impulsionamento da economia local e o fomento de novas oportunidades para os agricultores e pecuaristas da região do extremo sul baiano. A Secretaria da Agricultura propôs diretrizes para fortalecer o setor agropecuário local a partir desta edição da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, com ações conjuntas para dar novas dimensões ao agronegócio do extremo sul, abrangendo grandes empreendedores e a agricultura familiar.
Ainda em Salvador, Walsilene Marffei se reuniu com Luís Maurício Bacellar Batista, titular da SETUR – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, e com Marcelo Lemos, diretor-geral do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, órgão vinculado à SECULT/BA – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, onde discutiram formas de integrar a Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas ao calendário cultural e turístico do estado, destacando os atrativos da região e a importância do evento para a promoção do setor cultural local e do turismo regional.
A presidente da COOPMISTA também se encontrou com o empresário Diogo Medrado, responsável pela organização e investimentos do governo estadual nos eventos culturais e tradicionais da Bahia, por meio da SUFOTUR – Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia. Juntos, alinharam estratégias de divulgação e promoção da 40ª Exposição Agropecuária, com o intuito de atrair um público ainda maior e garantir o sucesso do evento. “Com o apoio e interesse demonstrados pelos órgãos do governo estadual, nossa expectativa é que a 40ª edição seja um marco para o setor agropecuário e uma oportunidade singular para impulsionar o desenvolvimento econômico, cultural e turístico da região”, salientou Walsilene.
Segundo Renan Reisen, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, a Exposição Agropecuária envolve todo o estado e motiva os empreendedores da região, pois o evento traz o campo para a cidade. “Nossa intenção é gerar circuitos atrativos dentro da exposição para movimentar negócios na região. Sabemos a importância do agronegócio e buscamos intensificar as principais atividades rurais. A 40ª Exposição nos proporcionará a oportunidade de mostrar nosso potencial e riquezas agrícolas e agropecuárias”, enfatiza Renan.
O presidente Renan Reisen também elogiou a postura e o esforço progressista da presidente Walsilene Marffei (COOPMISTA), destacando que organizar uma exposição exige empenho e dedicação, mas proporciona o prazer de contribuir para a modernização do agronegócio e o desenvolvimento econômico da cidade e região. “Estamos ansiosos pelo movimento da 40ª Exposição, que será uma grande festa do agronegócio. Toda a população está convidada a conhecer o que será mostrado. Teremos temas diversos para o produtor rural, como melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro, produção de café, sustentabilidade no campo, sucessão familiar e muitos outros assuntos. O evento fomentará não só o agro, mas a economia de nosso município, além de apresentar a beleza de nossas amostras”, concluiu o presidente Renan Reisen.