Neste domingo, 14 de julho, a Polícia Civil de Teixeira de Freitas, através das equipes de Pronto Emprego e SILC, efetuou a prisão de uma mulher de 45 anos, em face da morte de seu bebê de dois meses de idade, que havia sido deixado sozinho em casa no bairro Tancredo Neves.
A criança teria sido encontrada morta pela mãe por volta das 12h de sábado (13). Ela comunicou à polícia que a havia deixado a menina sozinha por quinze minutos, enquanto foi pedir uma sabão em pó emprestado à vizinha.
Porém, no curso das investigações, apurou-se que a mãe teria saído cedo para fazer uso de bebidas alcoólicas, levando consigo duas outras crianças, de seis e oito anos, e, ao retornar, encontrou o bebê morto.
Os vizinhos e outras testemunhas foram ouvidos ao longo deste domingo (14), ocasião em que informaram que a mãe era contumaz em sair e deixar os filhos sozinhos em casa e que ela chegou a pedir à vizinhança que mentisse sobre sua saída.
Apurou-se ainda que vizinhos teriam ouvido a criança chorar em sua ausência e chegaram a chamá-la para cuidar do bebê, mas ela não deu importância.
Conduzida pelos investigadores, a mãe recebeu voz de prisão em flagrante, em face do crime de abandono de incapaz com resultado morte, cuja pena prevista é de quatro a doze anos de reclusão.
Segundo a Polícia Civil “apesar de a causa da morte ainda não ter sido determinada pelo médico legista, o infante muito provavelmente morreu por ter se sufocado na cama, ou durante uma crise epiléptica”.
Investiga-se, mediante exames complementares, se a flagranteada teria dopado a criança antes de sair, com clonnazepan, medicação que a referida mãe faz uso, no tratamento de depressão.
Com sua prisão, as duas crianças ficaram aos cuidados de outro filho maior da mulher presa.