Na tarde de segunda-feira, 23 de setembro, equipes do 8° Batalhão Batalhão da Polícia Militar e Cipe-Mata Atlântica, receberam denúncias dando conta que membros de uma quadrilha estavam escondidos em uma área de mata nas proximidades de Monte das Oliveiras.
Os policiais se deslocaram para o local e, ao iniciarem a operação de aproximação, visando prender os suspeitos, foram recebidos por disparos de arma de arma de fogo, disparados por cerca de dez suspeitos. Em resposta, os agentes de segurança revidaram, resultando em um confronto armado.
Após a troca de tiros e a fuga de alguns, as guarnições realizaram uma varredura na área, onde localizaram três suspeitos feridos, que apesar deterem sido socorridos para uma unidade hospitalar da cidade e acabaramnão resistindo.
No total os militares apreenderam na ação uma pistola e uma submetralhadora 9mm, um revólver calibre 38, armas que estavam municiadas, 150 buchas e mais seis porções maiores de maconha, 15 papelotes de cocaína, 129 pedras de crack, três aparelhos celulares, uma bataclava e um coldre.
Um dos suspeitos mortos, segundo a polícia, foi identificado por ser contumaz na exibição de vídeos portando armas de fogo em redes sociais e seria oriundo do bairro Paraguai. A polícia continua mobilizada para localizar e prender os demais suspeitos que conseguiram fugir.