Na microregião do Cariri, está situada a cidade de Santana do Cariri, no extremo sul do Estado do Ceará. O município tem cerca de 20 mil habitantes e possui o título de “Capital Cearense da Paleontologia” porque o seu território possui um rico sítio arqueológico de interesse histórico e turístico, pois abriga uma das maiores concentrações de fósseis do planeta, conservando evidências de 110 milhões de anos.
Santana do Cariri já foi chamada de Brejo Grande, Santana do Araripe, Santanópole e finalmente voltou à denominação tradicional em 22 de novembro de 1951, chamando-se hoje Santana do Cariri.
O município cearense une ecologia, turismo e paleontologia, tanto que à cidade sedia o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, onde expõe inúmeros exemplares petrificados, com mais de 7 mil itens. O museu recebe por ano, cerca de 15 mil visitantes.
O município tem como padroeira Nossa Senhora Santana, seu maior símbolo religioso – mas, o povo de Santana do Cariri, tem ainda uma grande devoção pela menina Benigna Cardoso da Silva, conhecida como heroína da castidade, beatificada em 24 de outubro de 2022 e, hoje o santuário da Menina Benigna, em Santana do Cariri, estimula o turismo religioso e fortalece as tradições culturais do povo cearense.