Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) após o segundo turno das Eleições Municipais de 2024 apontou que oito a cada dez candidatos à reeleição obtiveram sucesso, o que representa 80% dos que tentaram o pleito. Na Bahia, a taxa foi maior ainda, com 85% dos candidatos reeleitos.
Além disso, a pesquisa mostrou que a quantidade de candidaturas foi mais enxuta nas eleições municipais deste ano, com ocorrência de candidatos únicos em 223 municípios brasileiros.
O Brasil registrou o maior quantitativo de prefeitas mulheres eleitas (730), com um aumento em relação às eleições de 2020. Mas, apesar disso, no estado baiano apenas 14% das prefeituras serão comandadas por mulheres.
Dos 5.569 municípios que contaram com os pleitos realizados no dia 6 e 27 de outubro, em 5.528 é possível atestar um vencedor, enquanto em 41 cidades do país o candidato mais votado encontra-se sub judice, como é o caso do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
Dos 3.006 candidatos à reeleição declarados, 2.461 saíram vencedores, 14 encontram-se sub judice e 531 foram efetivamente derrotados. Com isso, a taxa de sucesso dos candidatos à reeleição foi de 82%, a mais alta registrada desde o início das reeleições.
Em dados divulgados pelo Instituto após o primeiro turno das eleições, a Bahia registrou 88% de índice de reeleição. O número caiu para 85% após a segunda etapa, mas segue sendo o maior da história. (Correio)