A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 31 de outubro, uma operação direcionada ao combate do tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro na Costa do Descobrimento. Durante a ação, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão em desfavor de Augusto Guerra Bandeira, que é ex-pescador e seria dono de uma hotel de luxo em Trancoso, litoral sul de Porto Seguro.
O homem, segundo a PF, era foragido da Justiça e possuiria envolvimento com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Augusto Guerra Bandeira, já conhecido das autoridades, foi preso em 2021, quando tentava transportar aproximadamente duas toneladas de cocaína para a Europa a bordo de um veleiro. Recentemente, as investigações apontaram que ele é proprietário de um hotel de alto padrão em Trancoso e a Polícia Federal acredita que o empreendimento é fruto de recursos obtidos por meio do tráfico de drogas.
O novo mandado de prisão foi expedido após o investigado descumprir as condições impostas durante o período de prisão domiciliar. Com o reforço das operações, a Polícia Federal (PF) assegura que busca desarticular o fluxo de dinheiro e os bens adquiridos pelo investigado, que indicam a continuidade de suas atividades ilícitas.
As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar outros envolvidos na organização e novas conexões do investigado, visando impedir a continuidade do esquema de lavagem de dinheiro na região.