“Preta” toma posse na Câmara de São Mateus no lugar do vereador preso por estupro de vulnerável

HTML tutorial

“Preta” toma posse na Câmara de São Mateus no lugar do vereador preso por estupro de vulnerável

Por Athylla Borborema

Uma sessão extraordinária nesta terça-feira (01/02) da Câmara Municipal de São Mateus, no extremo norte do Espírito Santo, sob a presidência do vereador Paulo Sérgio dos Santos Fundão (PP), realizou a cerimônia de posse no cargo de vereadora da primeira suplente do PSB, a gestora pública Elisângela Cristina do Nascimento, a “Preta”. Ela ocupava a função de assessora parlamentar do senador da república Marcos do Val (PODE) e trata-se de uma jovem real socialista, de relevantes serviços prestados ao seu município e que goza de grande prestígio social mateense.

Nas últimas eleições municipais de 2020, “Preta” ficou na primeira suplência do Partido Socialista Brasileiro, com 473 Votos e a sua posse, aumenta a representatividade das mulheres da Câmara Municipal de São Mateus, que possui 11 cadeiras e só tinha, até então, a vereadora Luciete de Oliveira Cerqueira (PT) como única mulher no parlamento.

Prisão do Titular

“Preta” toma posse na Câmara de São Mateus no lugar do vereador preso por estupro de vulnerável

“Preta” assume a vaga do vereador Roberto Pedro de Assis, o “Robertinho”, o mais votado das últimas eleições de 2020 com 1400 votos pelo PSB. O vereador já havia tido um primeiro mandato na legislatura 2009/2012 e perdido as eleições de 2012 e 2016. O vereador Robertinho foi preso no final da manhã do dia 20 de dezembro de 2021, no bairro Carapina, em São Mateus, em cumprimento a um mandado de prisão provisória da 3ª Vara Criminal de São Mateus e por ocasião da sua prisão foi fagranteado também por posse ilegal de arma de fogo pela delegada Gabriella Zaché, titular da DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. A justiça determinou ao Poder Legislativo que convocasse a primeira suplente do PSB para tomar posse, tão logo ter transformado a prisão do vereador Robertinho em prisão preventiva.

O vereador Robertinho, de 52 anos, está preso acusado de crime de estupro vulnerável e pesa contra ele, a prática de violência sexual contra suas duas sobrinhas/afilhadas de 12 e 16 anos e, conforme a Polícia Civil do Espírito Santo, os abusos sexuais ocorriam há 9 anos. Após o envio do inquérito policial concluso ao Poder Judiciário na última sexta-feira (28/01) e a justiça ter assegurado a prisão preventiva do parlamentar, a Câmara Municipal de São Mateus decidiu instaurar um procedimento visando a cassação do vereador, que está preso no CDP – Centro de Detenção Provisória de Viana, município da região metropolitana de Vitória.  Antes de ser vereador, ele já havia atuado como comissário de menores no Juizado da Infância e Juventude e também já foi conselheiro tutelar no município de São Mateus.

Quem é Preta

“Preta” toma posse na Câmara de São Mateus no lugar do vereador preso por estupro de vulnerável

A nova vereadora de São Mateus, Elisângela Cristina do Nascimento, a “Preta”, tem 45 anos, reside no balneário de Guriri, é casada com o capixaba Jadson Neto Landes e é mãe de Ana Júlia do Nascimento Landes, 13 anos. Em São Mateus “Preta” conquistou o seu primeiro emprego aos 22 anos no início de 1999 como frentista de um posto de combustível e no ano 2000 foi promovida a função de gerente do Posto Pioneiro de São Mateus, onde permaneceu no cargo até 2014. De 2005 a 2008 “Preta” foi presidente da Associação dos Moradores do Cacique, um dos mais populosos e importantes bairros de São Mateus.

Em 2013 “Preta” assumiu a liderança do SOS Mulheres, organismo com trabalho de acolhimento às mulheres em estado de vulnerabilidade social. De 2014 a 2018, “Preta” foi assessora parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e por meio da função conseguiu muitos acordos interessantes e viabilizou muitos recursos públicos em favor das políticas públicas das mulheres, da classe trabalhadora e do desenvolvimento industrial de São Mateus.

Nas eleições de 2018 liderou a campanha eleitoral para o senado federal de Marcos do Val e somente em São Mateus foram 20.742 votos válidos e desde fevereiro de 2019 que “Preta” ocupava o cargo de assessora parlamentar do senador da república Marcos do Val, por onde viabilizou importantes projetos e recursos para a saúde pública, educação e infraestrutura para os municípios do extremo norte capixaba no entorno de São Mateus.

Presa dupla acusada de tentar matar morador em Itabatã, distrito de Mucuri

Presa dupla acusada de tentar matar morador em Itabatã, distrito de Mucuri

Começam as obras de asfaltamento das ruas centrais de Mucuri

Começam as obras de asfaltamento das ruas centrais de Mucuri