Por Athylla Borborema
Uma sessão extraordinária nesta terça-feira (01/02) da Câmara Municipal de São Mateus, no extremo norte do Espírito Santo, sob a presidência do vereador Paulo Sérgio dos Santos Fundão (PP), realizou a cerimônia de posse no cargo de vereadora da primeira suplente do PSB, a gestora pública Elisângela Cristina do Nascimento, a “Preta”. Ela ocupava a função de assessora parlamentar do senador da república Marcos do Val (PODE) e trata-se de uma jovem real socialista, de relevantes serviços prestados ao seu município e que goza de grande prestígio social mateense.
Nas últimas eleições municipais de 2020, “Preta” ficou na primeira suplência do Partido Socialista Brasileiro, com 473 Votos e a sua posse, aumenta a representatividade das mulheres da Câmara Municipal de São Mateus, que possui 11 cadeiras e só tinha, até então, a vereadora Luciete de Oliveira Cerqueira (PT) como única mulher no parlamento.
Prisão do Titular
“Preta” assume a vaga do vereador Roberto Pedro de Assis, o “Robertinho”, o mais votado das últimas eleições de 2020 com 1400 votos pelo PSB. O vereador já havia tido um primeiro mandato na legislatura 2009/2012 e perdido as eleições de 2012 e 2016. O vereador Robertinho foi preso no final da manhã do dia 20 de dezembro de 2021, no bairro Carapina, em São Mateus, em cumprimento a um mandado de prisão provisória da 3ª Vara Criminal de São Mateus e por ocasião da sua prisão foi fagranteado também por posse ilegal de arma de fogo pela delegada Gabriella Zaché, titular da DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. A justiça determinou ao Poder Legislativo que convocasse a primeira suplente do PSB para tomar posse, tão logo ter transformado a prisão do vereador Robertinho em prisão preventiva.
O vereador Robertinho, de 52 anos, está preso acusado de crime de estupro vulnerável e pesa contra ele, a prática de violência sexual contra suas duas sobrinhas/afilhadas de 12 e 16 anos e, conforme a Polícia Civil do Espírito Santo, os abusos sexuais ocorriam há 9 anos. Após o envio do inquérito policial concluso ao Poder Judiciário na última sexta-feira (28/01) e a justiça ter assegurado a prisão preventiva do parlamentar, a Câmara Municipal de São Mateus decidiu instaurar um procedimento visando a cassação do vereador, que está preso no CDP – Centro de Detenção Provisória de Viana, município da região metropolitana de Vitória. Antes de ser vereador, ele já havia atuado como comissário de menores no Juizado da Infância e Juventude e também já foi conselheiro tutelar no município de São Mateus.
Quem é Preta
A nova vereadora de São Mateus, Elisângela Cristina do Nascimento, a “Preta”, tem 45 anos, reside no balneário de Guriri, é casada com o capixaba Jadson Neto Landes e é mãe de Ana Júlia do Nascimento Landes, 13 anos. Em São Mateus “Preta” conquistou o seu primeiro emprego aos 22 anos no início de 1999 como frentista de um posto de combustível e no ano 2000 foi promovida a função de gerente do Posto Pioneiro de São Mateus, onde permaneceu no cargo até 2014. De 2005 a 2008 “Preta” foi presidente da Associação dos Moradores do Cacique, um dos mais populosos e importantes bairros de São Mateus.
Em 2013 “Preta” assumiu a liderança do SOS Mulheres, organismo com trabalho de acolhimento às mulheres em estado de vulnerabilidade social. De 2014 a 2018, “Preta” foi assessora parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e por meio da função conseguiu muitos acordos interessantes e viabilizou muitos recursos públicos em favor das políticas públicas das mulheres, da classe trabalhadora e do desenvolvimento industrial de São Mateus.
Nas eleições de 2018 liderou a campanha eleitoral para o senado federal de Marcos do Val e somente em São Mateus foram 20.742 votos válidos e desde fevereiro de 2019 que “Preta” ocupava o cargo de assessora parlamentar do senador da república Marcos do Val, por onde viabilizou importantes projetos e recursos para a saúde pública, educação e infraestrutura para os municípios do extremo norte capixaba no entorno de São Mateus.