Itamaraju: 500 geladeiras começam a ser entregues às famílias atingidas pelas chuvas no extremo sul

A Neoenergia, por meio da sua distribuidora Coelba e o Magazine Luiza doaram mais 500 geladeiras às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a região extremo sul no último mês dezembro. Além dos equipamentos, a distribuidora também está entregando cinco mil lâmpadas eficientes. Os primeiros municípios beneficiados foram Itamaraju, Jucuruçu e Vereda. As primeiras 160 geladeiras já foram entregues na cidade de Itamaraju e no distrito de Nova Alegria. Outras 186 geladeiras foram para a cidade de Jucuruçu e para sete comunidades do município de Vereda.

Ainda resta um estoque superior a 200 geladeiras armazenado na Quadra Poliesportiva da FACISA em Itamaraju, que segundo o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e do Corpo de Bombeiros Militar, serão destinadas a comunidades dos municípios de Medeiros Neto, Prado, Nova Viçosa e Mucuri.

As doações foram realizadas por meio do Programa de Eficiência Energêtica da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A distribuição das geladeiras é de responsabilidade do Governo da Bahia por meio da SJDHDS e do Corpo de Bombeiros, conforme cadastro anteriormente elaborado por ocasião dos desastres ambientais na região com a colaboração dos municípios afetados.

Cada refrigerador custa aproximadamente R$ 1.008,00, tem baixo consumo de energia e alta durabilidade. O município de Itamaraju foi um dos mais atingidos pelas chuvas e responde por quase 25% das geladeiras já distribuídas. Ao todo, dois mil eletrodomésticos serão doados aos baianos prejudicados pelos temporais. De acordo com a SJDHDS, pelos levantamentos feitos até agora, a demanda pelos eletrodomésticos e outros objetos em 17 municípios do extremo sul da Bahia chega a 4.693 geladeiras; 4.704 fogões; 8.502 colchões; e 3.039 botijões de gás de cozinha.

Implantação da BA-649 reduzirá de 1h30 para 40 minutos o tempo de viagem entre Ilhéus e Itabuna, diz governo

Erosão marítima volta a deixar Mucuri em alerta – Prefeitura executa obras emergenciais