A ponte sobre o rio Jucuruçu que liga o centro da cidade baixa em Itamaraju aos bairros da zona sul da cidade, como Várzea Alegre e Corujão, conhecida por Ponte da Várzea Alegre, inaugurada em 1º de dezembro de 1993 pelo Governo da Bahia, está interditada desde a madrugada do dia 7 de dezembro de 2021, quando das fortes chuvas que causaram as enchentes do rio Jucuruçu acumulando muitos prejuízos e três mortes.
A parte da cabeceira sul da ponte foi levada pela força da água e o equipamento ficou interditado. O acesso atual está sendo feito pela outra ponte da BR-101, também sobre o rio Jucuruçu. Após dois meses do desastre ambiental, as obras da cabeceira da ponte se iniciaram. O local tem recebido caçambas e mais caçambas de pedras gigantes que estão dando sustentação ao local que deve voltar fazer ligação da ponte com a pista.
A obra está sendo executada pelo Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal de Itamaraju. “Nós já havíamos licitado a obra da ponte da Várzea Alegre, quando o Estado nos comunicou que também já havia licitado a ponte, daí entramos num entendimento, para não perdermos a verba, tão necessária neste momento. Optamos que o Estado fizesse a obra e o município alocasse as suas verbas para outras obras de recuperação de pontes e estradas no interior”, informou o prefeito Marcelo Angênica (PSDB).