Da redação TN – [email protected]
Uma abordagem policial com agressões a um homem com aparentes problemas mentais chocou moradores do bairro Cristo Redentor, na região oeste de Itamaraju. O vídeo da agressão viralizou nas redes sociais e foi destaque no noticiário estadual nesta terça-feira, 7 de setembro.
A ação ocorreu na manhã de segunda-feira (6) e foi registrada pelas pessoas que acompanhavam a abordagem. Nas imagens feitas por um morador, é possível ver o homem levar socos nas costas e na cabeça quando ele começa a tirar a roupa diante dos policiais. As pessoas presentes reclamaram da atitude afirmando que o homem teria problemas mentais.
“Não pode levar o cara, deixa o cara aí. Mas não pode espancar o cara”, diz uma das pessoas.
No momento em que o homem volta a se despir e ser agredido novamente, um dos moradores fala sobre a falta de lucidez da vítima. “Um homem desse está certo? Um homem desse tem juízo?”, questiona. Em seguida, a mesma pessoa lamenta as cenas de violência. “Poxa, eu fico irritado com isso”.
O comando da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itamaraju) emitiu nota informando que vai abrir um procedimento para apurar a conduta dos policiais envolvidos no fato. Os militares foram ao bairro atender a ocorrência sobre o homem que estaria desfilando nu.
Na nota, o comando da 43ª CIPM afirma que “não compactua com excessos que porventura venham a ser praticados por algum dos seus integrantes no exercício da atividade policial militar e reitera que a situação em questão será devidamente apurada, sendo assegurado aos envolvidos o direito à ampla defesa e ao contraditório”.
Com a repercussão estadual do caso a Corregedoria da Polícia Militar da Bahia, deve abrir processo disciplinar, que pode culminar em advertência e até exoneração do agente público.
Este não seria o primeiro caso de agressão envolvendo policiais militares de Itamaraju nos últimos meses. Ataques a um ex-blogueiro e um servente de pedreiro, também ganharam repercussão nas redes sociais.