A cidade de Mucuri sediará neste próximo sábado e domingo (12 e 13 de fevereiro), na área de eventos da orla marítima, a 1ª etapa do torneio de Beach Tennis que deve reunir mais de 100 atletas de várias outras cidades brasileiras. O popular tênis de praia é uma modalidade esportiva de longa tradição no Brasil, mas agora virou uma febre nas cidades, onde o jogo atrai cada vez mais adeptos e se multiplicam as quadras exclusivas.
A melhor praia de Mucuri no sábado e no domingo dos próximos dias 12 e 13 de fevereiro será a quadra de areia de beach tennis ou tênis de praia. Modalidade esportiva de fácil adesão e democrática tem basicamente as mesmas regras do tênis tradicional. Os praticantes e instrutores afirmam que não é necessária experiência ou habilidade para começar a jogar, basta inscrever-se em academias e clubes poliesportivos, grandes e pequenos, que estão abrindo quadras de areia praticamente todos os dias.
O secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Mucuri, o advogado Carlos Robson, explica que o beach tennis é atualmente uma das modalidades que mais crescem no Brasil, com sua dinâmica reunindo movimentos e contagem similares ao tênis, quadra de vôlei de praia, raquetes parecidas com as do paddle e uma rede a 1,70 metro do solo. Criado em 1978 em Ravenna, Norte da Itália, ganhou o mundo nos últimos anos, principalmente depois da chegada ao Brasil, em 2008. Trata-se de um projeto inovador que une a prática esportiva, o turismo e a natureza em um evento que vai beneficiar a população mucuriense tanto esportivamente quanto economicamente.
Projeto Verão
A Prefeitura de Mucuri iniciou em janeiro o Projeto Verão 2022 com a realização de jogos e atividades esportivas para o município durante os meses de alta estação, envolvendo toda comunidade, apoiadores, atletas de várias idades e regiões, disputando em diferentes modalidades.
Já disputaram nas areias da Arena de Eventos, o Beach Soccer (futebol de areia), Futebol de praia tradicional, Beach Tennis, Voleibol, Futevôlei. Neste fim de semana, duas novas competições agitaram o município de Mucuri: 06 quilômetros de Corrida Rústica e o 1º Free Surf Open.
Foram 64 corredores, com faixa etária entre 20 a 60 anos, com representantes de Minas Gerais e Espírito Santo, que competiram e conseguiram a seguinte classificação:
Faixa etária:
20/30 anos:
1° lugar – Gleibson (Jaguaré-ES)
2° lugar – Alberto (Nanuque-MG)
3° lugar – Índio (Mucuri)
Faixa etária 31/40 anos:
1° lugar – Willian (Serra-ES)
2° lugar – Farlane (São Mateus-ES)
3° lugar – Erick (Teixeira de Freitas-BA)
Faixa etária 41/50 anos
1° lugar – Siri (Posto da Mata)
2° lugar – Olendino (Mucuri)
3° lugar – Ariston (Teixeira de Freitas)
Faixa etária 51/60 anos:
1° lugar João Gari (Teixeira de Freitas)
2° lugar – Elverson (Itanhém)
3° lugar – José Dias (Nanuque -MG)
Geral Masculino:
1° lugar – Leonardo (Soretama-ES)
2° lugar – Gerlei (Teixeira de Freitas)
3° lugar – Sanisson (Itanhém)
4° lugar – Demar (Mucuri)
5° lugar – Alex (Pinheiros – ES)
Feminino:
1° lugar – Eliene (Pinheiros – ES)
2° lugar – Lalá (Mucuri)
3° lugar – Maria da Penha (Itanhém)
4° lugar – Silvani (Teixeira de Freitas)
5° lugar – Edileuza (Itanhém)
O Surf foi disputado em dois dias, sábado e domingo, com um atleta de Conceição da Barra, no Espírito Santo como vencedor entre 20 competidores nesta modalidade. O pódio ficou entre: 1° lugar – Silas (Conceição da Barra-ES), 2° lugar – Renan (Mucuri), 3° lugar – Vitor Vitoriano (Mucuri).