Após a divulgação dos ganhadores do Prêmio Castro Alves de Literatura 2022 – Versão Regional, agora é a vez do resultado dos ganhadores da versão interna da ATL – Academia Teixeirense de Letras, onde apenas os membros da instituição podem participar desta versão do concurso do Prêmio Castro Alves de Literatura 2022, nas categorias poema, crônica e conto. Membros efetivos, correspondentes e beneméritos.
O escritor e jornalista Athylla Borborema, presidente da ATL, disse que os confrades e confreiras inscreveram textos inéditos em uma ou mais de uma categoria, ficando a critério de cada um, razão pela qual o mesmo acadêmico poderia emplacar textos em mais de um gênero literário.
O presidente Athylla Borborema informou que a comissão julgadora que avaliou os textos dos acadêmicos foi composta por pessoas do mundo artístico e literário, como Katrine Carvalho – autora infantojuvenil; Toni Gonçalves – contista e editor; Leonardo de Magalhães – poeta e crítico literário; Wilton Soares – cronista e professor; e Carlos Yeshua – presidente da UBESC – União Baiana de Escritores.
E, que todos os textos inscritos, premiados ou não, vão fazer parte da antologia “ATL em Verso e Prosa!”, que é editada pela Academia Teixeirense de Letras e tem a organização literária do acadêmico Almir Zarfeg e que chega em 2022 a sua 6ª edição.
O poeta Almir Zarfeg cuida também da organização do concurso literário que, este ano, envolveu as versões interna e regional. Os ganhadores da versão regional foram divulgados na última segunda-feira (07/02). Agora chegou a vez de divulgar a lista dos vencedores da versão interna.
“Em meu nome e no nome do presidente da ATL, Athylla Borborema, agradeço de coração aos jurados que, de modo voluntário, aceitaram nosso convite para avaliar os textos inscritos em tempo recorde. Todos serão homenageados de maneira singela, mas muito especial”, afirmou Zarfeg.
A cerimônia de premiação vai acontecer durante a 1ª sessão solene de 2022, em 25 de março, que marca o início dos trabalhos acadêmicos. Os primeiros colocados vão receber troféus, enquanto segundos e terceiros colocados, medalhas. Haverá também a concessão de menções honrosas.
VENCEDORES VERSÃO INTERNA (POEMA):
Carlos Mensitieri (1º lugar) com o poema “O ritmo do poema”
Armando Azevedo (2º lugar) com o poema “A grande enchente de Itamaraju”
Enelita Freitas (3º lugar) com o poema “Confidência Itanheense”
Cris Ferreguett (1ª menção honrosa) com o poema “Sorry, Greta!”
Cássia Oz (2ª menção honrosa) com o poema “No tempo da hipocrisia”
Fabiana Pinto (3ª menção honrosa) com o poema “Despedida”
VENCEDORES VERSÃO INTERNA (CRÔNICA):
Elias Botelho (1º lugar) com a crônica “Carrinho de pau”
Fabiana Pinto (2º lugar) com a crônica “Ensurdecedor”
Castro Rosas (2º lugar) com a crônica “Convivendo comigo e com o tempo”
Raimundo Magalhães (3º lugar) com a crônica “Calabar”
João Carlos de Oliveira (1ª menção honrosa) com a crônica “Época Reluzente”
Erivan Santana (2ª menção honrosa) com a crônica “O ataque das abelhas”
Eudes Brito (3ª menção honrosa) com a crônica “O velho Tinga”
VENCEDORES VERSÃO INTERNA (CONTO):
Ademar Bogo (1º lugar) com o conto “O tribunal do rio”
Elias Botelho (2º lugar) com o conto “Garganta de Ouro x João Sincero”
Arolda Maria Figuerêdo (3º lugar) com o conto “A história da peruca”
Patrícia Brito (1ª menção honrosa) com o conto “Dias sem fim. Começos sem início”
Carlos Mensitieri (2ª menção honrosa) com o conto “Rochinha”
Erivan Santana (3ª menção honrosa) com o conto “O médico do exército vermelho”