Por Michele Ribeiro
A noite desta terça-feira, 28, começou com uma “tempestade” no palco do Encontro de Cordas 8.0 do ICED. É que o Coro Infanto-Juvenil do NTN Teixeira de Freitas, sob a regência de Thiago Barcelos, trouxe para o palco os “Três Cantos dos índios Kraós” com representação de chuvas e trovoadas.
Na sequência, os professores Filipe Mota, no violino, e Rebeca Andrade, no Contrabaixo, formaram o Duo de Cordas e presentearam o público com “5 tangos para Contrabaixo e Violino”. Eles foram sucedidos pelo Quarteto de Cordas, composto pelos jovens Nicolas Novais, Jony Nascimento, Willian Pereira e Gustavo Paz.
Ainda com a emoção das primeiras apresentações, o público recebeu a Camerata NTN, com regência e solo de Helder Passinho. E o encerramento foi com a Orquestra Infantil do NTN Teixeira de Freitas que trouxe o tema de “A Pantera Core de Rosa”.
“Essa foi uma noite linda. Quero agradecer ao ICED que deu esse espaço para o Neojiba no Encontro de Cordas. O nível cresce a cada dia. Mesmo depois da pandemia, deu para ver que as crianças não pararam de ensaiar. Foi incrível”, avaliou o maestro Passinho.
*Para a quarta-feira*
Nesta noite tem Club do Jazz. Repertório que agrada “o corpo, a alma e o coração”, como definiu quem acompanhou o ensaio.
*Edição 8.0*
O Encontro de Cordas do ICED chegou em sua 8ª edição. De 27 de setembro a 2 de outubro, crianças, adolescentes e jovens terão acesso a aprendizado musical e experiência de palco durante as apresentações. Em 2021, o tema escolhido é: “Do início ao futuro”, fazendo referência ao formato adotado, que relembrará momentos marcantes de todas as edições.
Concomitante ao Encontro de Cordas, o ICED realiza o 5º Colóquio Nacional de Educação Musical, com o tema “Educação Musical em Ambiente Virtual- Os desafios do novo normal”. O evento é uma realização do ICED em parceria com a UNEB Campus X.
O Encontro tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.