Por Athylla Borborema
A abertura da 15ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado aconteceu na noite desta última quinta-feira (30/09) sob a realização da APRHOPE, Prefeitura de Municipal de Prado e SEBRAE com a correalização do SENAC. O evento contou com a presença do prefeito Gilvan da Silva Santos (PSD), do vice-prefeito Antônio Carlos da Silva Magalhães Neto (PT) e demais autoridades da cidade e região, proprietários de estabelecimentos participantes e convidados, turistas e apreciadores da gastronomia pradense.
Foi uma noite repleta de atrações características da cultura local e a tradicional Cozinha Show com oficina preparatória do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, sob o comando do chef Pedro Miorali Sobral, que preparou um Ceviche ao vivo para os presentes, um prato da culinária peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão. Em 2021 o evento que compreende o período de 1º a 17 de outubro, trouxe o tema: “Pé na areia e sabor de mar”.
O evento aguçou ainda mais a curiosidade do público para os demais pratos que serão comercializados nestes 17 dias de festival, os quais o cliente será levado a viver a magia da gastronomia pradense, homenageando os encantos naturais dos 84 quilômetros de litoral do município de Prado e os sabores marcantes do tempero característico da Costa das Baleias.
Os organizadores perceberam a necessidade da região e ampliaram as possibilidades nesse 15ª Festival Gastronômico e Cultural de Prado, que este ano conta com 72 estabelecimentos concorrendo ao destaque entre pratos principais, lanches, petiscos, sobremesas e drinks. Além da cidade do Prado, participam ainda da 5ª edição do Festival Gastronômico, lanchonetes e restaurantes dos balneários de Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau.
O contabilista e mestre em Gestão de Desenvolvimento Social, Alex Silva de Brito, gerente regional no extremo sul baiano do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, durante a abertura oficial do evento em Prado, relembrou os outros anos de realização do festival, trazendo a importância de valorizar a hotelaria, gastronomia, comércio, farmácias, supermercado e feira livre.
“Recentemente assinamos o direcionamento estratégico após firmamos o convênio com a Prefeitura Municipal de Prado e estreitamos a parceria com a APRHOPE – Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais. E uma das ações de mercado é a realização do festival, acreditando numa melhora econômica para toda rede envolvida”, disse Alex Brito.
O presidente da APRHOPE Marco Antônio Zocrato, comemora a perspectiva de sucesso do evento. “Com o recorde de 90 pratos inscritos, estamos muito alegres com o crescimento do festival. Agradeço aos parceiros por perceberem que é importante estar junto ao empresariado e comerciantes”.
O prefeito Gilvan da Silva Santos festejou a cultura alimentar do município de Prado e enalteceu a proposta de homenagear a cadeia de atores que se envolveram na organização e estruturação do evento. “Se já respeitávamos o SEBRAE pela atuação importante que sempre teve na qualidade de lecionar, preparar e oferecer condições técnicas em favor do empreendedorismo, agora com essa parceria junto ao município de Prado, o nosso respeito e admiração por esta equipe é ainda maior”, disse o prefeito.
Os empreendedores que participarão do festival foram contemplados com consultoria, mentorias e oficinas preparatórias oferecidas pelo SEBRAE e SENAC para aprimorar os serviços fornecidos em seus estabelecimentos comerciais para que fossem devidamente qualificados para receber os turistas e visitantes regionais para apreciar os 90 pratos em concorrência.