Por Athylla Borborema
A cidade de Itamaraju esteve em festa nesta terça-feira, feriado municipal do dia 5 de outubro de 2021, data que o município completou 60 anos de emancipação político-administrativa. Toda a programação aconteceu na Praça 2 de Julho, local que recentemente o governo municipal revitalizou e construiu uma quadra poliesportiva de grama sintética. O evento começou com uma alvorada às 06h da manhã, às 08h os professores do município fizeram uma caminhada pelas ruas, avenidas e praças da cidade, até chegaram a Praça 2 de Julho, onde toda uma infraestrutura foi instalada com parque infantil, estandes com serviços de saúde, assistência social e tantos outros da Prefeitura Municipal.
Logo no início da manhã, o prefeito Marcelo Angênica (PSDB), na companhia da primeira dama e secretária Municipal de Assistência Social Fabiana Angênica, do vice-prefeito Dalvadisio Lima (PDT), do presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PSDB), demais vereadores e secretários municipais, participaram de um ato ecumênico na Praça 2 de Julho. Uma extensa programação ocorreu durante o dia, quando o prefeito Marcelo Angênica inaugurou duas Creches Pró-Infância, no bairro Novo Prado e na Rua 5 de Outubro, além da pavimentação de 7 ruas, adjacentes da Lagoa do Jacaré.
Um desfile cívico marcou a celebração dos 60 anos de Itamaraju na Praça 2 de Julho, onde as autoridades políticas, civis e militares prestigiaram o evento. O desfile foi aberto com a apresentação do Projeto Batuque de Rua, regido pelo professor Irio Gomes; houve o desfile da equipe do SAMU-192 e da mascote Bibi, uma cadela de rua que recentemente foi atropelada e salva pelos socorristas e adotada pela equipe do órgão; A Guarda Municipal de Itamaraju também foi um dos grupos que desfilou na praça. A tropa do Tiro de Guerra 06-025 também se apresentou sob o comando do 1º Sargento Jewson Alves Padilha; A Banda Marcial do 2º Batalhão da Polícia Militar de Ilhéus foi uma das grandes atrações das comemorações dos 60 anos de Itamaraju.
No início da noite, a Câmara Municipal de Itamaraju, sob a presidência do vereador Rubens do Hospital, realizou uma sessão solene para a entrega de 16 títulos de “Cidadão Honorário” a personalidades residentes na cidade que contribuíram ou que ainda contribuem com o desenvolvimento do município nas mais diferentes áreas sociais e profissionais. Fizeram parte da mesa, além do presidente Rubens do Hospital, o prefeito Marcelo Angênica, o vice-prefeito Dalvadisio Lima, o juiz do direito Rodrigo Alves Rodrigues e a comandante da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Kelly Ravani.
O cerimonial foi comandado pelo radialista Sivaldo Miranda e pela cerimonialista Jaqueline Costa –, além da história do município, foi exibido um vídeo celebrando o 60º aniversário da cidade. Após a execução do Hino Nacional e a execução do Hino de Itamaraju (Paraíso de amor e beleza) sob o som de uma acordeom e cantado na voz da jovem Nayana Reis, o presidente Rubens do Hospital abriu a sessão solene festejando a especial data do município.
“Aprendemos com erros e acertos do passado, derramamos muito suor com a força do trabalho do nosso povo, mas construímos caminhos prósperos, dia após dia alimentamos, regamos e adubamos a semente plantada por nossa gente patriota. O que unifica nossa gente é o amor por Itamaraju. Queremos construir aqui uma cidade que ofereça aos seus habitantes segurança, justiça, paz, oportunidades de crescimento profissional, boas escolas e uma desejada política cultural em favor da nossa gente”, disse o presidente.
A emoção tomou conta de homenageados, familiares e os presentes conforme os currículos eram lidos e os novos cidadãos itamarajuenses eram chamados a frente para a outorga. Os homenageados com o “Título de Cidadão Honorário de Itamaraju” foram: O saudoso médico e ex-prefeito da cidade Orlandino Lopes da Paixão; o comerciante e atual secretário Municipal de Obras, Antônio Charbel Vieira, o “Toninho”; a médica Carolina Martins Aguilar; o médico Christiano Manta de Carvalho Barreto e o médico Diego Pires Barbosa Ramalho.
Também foram homenageados, o contador Cleilson Iglesias do Rego; o ex-jogador de futebol Eurico Batalha; o atual secretário Municipal de Administração Léo Oss; o médico Fabiano Santos Rodrigues; o empresário Jorge Almeida; o advogado Jorge de Souza Higyno; o mestre de capoeira Manoel Roseno Pereira Melo, o editor do portal Itamaraju Notícias Marcos Aurélio Marques da Cunha; o médico Onaldo de Oliveira Almeida e o jovem empresário Orlando Sulz de Almeida Neto, o “Neto Carletto”.
No final da sessão solene, houve uma homenagem dedicada ao prefeito de Itamaraju, o médico Marcelo Angênica, por ocasião que ele assinou várias ordens de serviços para construção de obras, totalizando um valor de R$ 25 milhões de recursos próprios do município, que vai contemplar vários setores da infraestrutura, da saúde, do esporte, da educação e principalmente com obras de pavimentação de ruas. No seu discurso pediu à população que confie no futuro de Itamaraju.
“Acredito que temos aqui uma missão a ser cumprida, a missão de construir no presente oportunidades para o futuro, lutar a cada dia para deixarmos um legado de harmonia, paz, desenvolvimento e dignidade para que daqui mais 60 anos as futuras gerações continuem enxergando no passado um povo virtuoso, solidário e unido em um só sentimento: o amor pela nossa Itamaraju”, assegurou o prefeito Marcelo Angênica.