Por Athylla Borborema
A cidade de Nova Viçosa sedia o 1º Festival da Baleia Jubarte a partir deste sábado (09/10), na arena de esportes da orla da Praia do Lugar Comum. A abertura acontece a partir das 08h da manhã, com uma série de atividades culturais, esportivas, gastronômicas e turísticas, em meio a toda uma infraestrutura implantada especialmente para sediar o evento que terá duração de 8 dias, com uma programação rica e variada de apresentações culturais, adotando boas práticas de sustentabilidade turística, mas a maior parte das atrações durante os dias de evento estarão na Praça da Baleia Jubarte, no centro da cidade.
A prefeita Luciana Machado Sousa Rodrigues (PP), disse que a região de Nova Viçosa se tornou muito mais do que um local de veraneio, preservando um valioso patrimônio natural e acervo histórico-cultural do país, sendo ponto obrigatório na rota turística de quem visita a Costa das Baleias. E por todas essas características e visando impulsionar o turismo náutico e cultural, o Governo Municipal resolveu realizar investimentos e incentivos expressivos na melhoria da infraestrutura náutica e na qualificação da oferta e gestão turística da cidade.
Segundo a prefeita Luciana Machado a intenção da administração municipal é viabilizar capacitações, estudos e parcerias com grupos produtivos, comerciantes, empresários, artistas e lideranças regionais, levando à identificação e qualificação de riquezas e singularidades naturais e culturais da região de Nova Viçosa, que merecem ser amplamente divulgados e apresentados a todos os interessados no Brasil e no mundo. O 1º Festival da Baleia Jubarte de Nova Viçosa que começa neste sábado (09) e termina dia 16 de outubro, integra debates, painéis temáticos, exposições culturais, shows com DJs, e estandes de comidas e bebidas típicas, ocupando um espaço importante e simbólico para a arte e para a cultura do turismo local.
“O que fortalece a relação entre o público que visita Nova Viçosa é o espaço que o cerca, é a celebração das nossas belezas naturais da baía do Peruípe e do nosso litoral, a pluralidade da produção cultural e a sabedoria do seu povo. Em Nova Viçosa temos a mais extensa malha de estradas marítimas com o maior, mais bonito e mais bem preservado manguezal do mundo; O arquipélago de Coroa Vermelha que trata-se do maior observatório natural da vida marinha do hemisfério sul; O Arquipélago de Abrolhos, conhecido por abrigar a maior biodiversidade marinha de todo o Oceano Atlântico Sul; e somos ainda um balneário que é o berço de reprodução e acasalamento das Baleias Jubarte e elas fazem da nossa região seu refúgio entre os meses de julho e novembro por possuir águas quentes e tranquilas”, festejou a prefeita Luciana Machado.
Assista o VÍDEO e conheça um pouco mais das atrações e das riquezas naturais de Nova Viçosa.