Acadêmicos de Direito da FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do CESESB – Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia, em Itamaraju, lançaram no Youtube um curta-metragem que resgata a cultura e a cidadania indígena. Com duração de 09m56seg, o documentário “Quem são os povos indígenas?”, narra especialmente a história dos povos aborígenes pataxó, como dificuldades em seus territórios, discriminação cultural, falta de reconhecimento, mas também celebram os avanços na agricultura e na educação dos seus povos.
O documentário mostra um pouco de como é o dia a dia e o ritual das comunidades indígenas nos municípios de Itamaraju, Prado e Porto Seguro. O curta reúne imagens de caciques, pajés, lideranças e jovens das aldeias. A produção alterna narração, observação cinematográfica e paisagens sonoras retratando o sentimento das comunidades e o seu ambiente natural na floresta.
Os cenários para as gravações foi a Aldeia Tibá, no litoral norte do município de Prado e a Aldeia Pé do Monte, no município de Itamaraju, no portão de entrada do Parque Nacional de Monte Pascoal em Porto Seguro. A direção e roteiro foi do jornalista e radialista Jean Batatinha, multimídia e publish do Google Adsense, concludente do curso de Direito da FACISA, que liderou a equipe de bacharelandos de Direito da Universidade formada pelos acadêmicos Bruna Nascimento, Dariele Silva, Leiarruth Vasconcelos, Raquel Carmo, Rodrigo Angeli e Rozimeire Santos.
“O curta documentário promove por meio de depoimentos valorosos de lideranças com grandes trajetórias no movimento, uma retrospectiva em homenagem as comunidades indígenas no entorno da pedra do Monte Pascoal, que são três em território de Itamaraju, 8 em Prado e 62 em Porto Seguro. A finalidade é registrar e resgatar a história cultural e a cidadania dos povos indígenas nas comunidades do extremo sul baiano”, destacou o diretor Gean Batatinha.