No final da tarde de sexta-feira, 6 de maio, o 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro (BPM), foi solicitado para ajudar nas buscas de um cidadão, de 53 anos, de nacionalidade italiana, que estava desaparecido há dois dias, no distrito de Arraial d’Ajuda.
Diante da informação, tenente coronel Alexandre Costa, comandante da unidade, acionou uma guarnição do Canil Setorial para atender a ocorrência. Os policiais entrevistaram a família e amigos da vítima, bem como fizeram a coleta de odor específico do desaparecido.
Nas primeiras horas deste domingo (8), foram iniciadas as buscas com o emprego dos cães da raça bloudhound, K9 Surah e K9 Brunna, além do apoio da cadela Guria, pertencente a um adestrador civil, que também auxiliou nas buscas.
A ação teve como ponto de partida o local de trabalho da vítima, onde o homem teria sido visto pela última vez. Os cães fizeram uma trilha, levando a equipe até a praia de Pitinga, onde receberam várias informações acerca do possível destino do desaparecido. Testemunhas afirmavam que ele teria sido visto caminhando pela praia, sentido a Trancoso.
Passadas algumas horas, desde o início da diligência, a equipe de buscas recebeu uma nova informação, que dizia que um homem, com as mesmas características do italiano, teria sido avistado na praia, próximo ao Fasano Resort. A última informação recebida era que ele teria adentrado a uma área de vegetação.
As buscas, então, prosseguiram com o foco na região indicada, até que num dado momento, a K9 Surah encontrou o rastro que conduziu a guarnição até o estrangeiro, que foi localizado no meio da mata.
Ao ser abordado, o homem apresentou sinais de confusão e amnésia temporária, além de estar com sinais visíveis de debilidade física.