A primeira vítima fatal da violência em Teixeira de Freitas, maior cidade da região extremo sul, foi Marcelo da Costa Rodrigues, de 36 anos, que era agente funerário. Ele foi sequetrado por três criminosos na noite de sábado, 10 de setembro, na sua própria residência, quando estava em companhia da mãe e na manhã de domingo (11) foi encontrado morto com os pés e mãos amarrados e marcas de disparos de arma de fogo na cabeça e costas.
Já no final da tarde deste domingo, 11 de setembro, Henrique Gabriel da Cruz, de 18 anos, foi beleado quando participava de um evento de aniversário no bairro Tancredo Neves. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Testemunhas disseram à polícia que dois criminosos já estariam numa rua próxima onde acontecia o aniversário e assim que o jovem chegou, foi surpreendido por pelos menos cinco disparos, que atingiram-lhe costas e pernas.
Já na noite deste domingo, 11 de setembro, por volta das 22h, criminosos portando armas de fogo, invadiram a residência onde estavam Ailton Santos Costa, de 29 anos e Mirosmar Pereira de Jesus, 22, que acabaram mortos a tiros.
O duplo homicídio aconteceu na rua Pentencostes, bairro Novo Jerusalém, região leste de Teixeira de Freitas. Segundo informações levantadas pela Polícia Militar, assim que invadiram a residência os criminosos atiraram diversas vezes contra Ailton Santos, enquanto Mirosmar Pereira teve suas mãos amarradas para trás e acabou morto a cerca de 40 metros do imóvel.
Os autores e motivações para os assassinatos são desconhecidos. Inquéritos foram instaurados pela Polícia Civil, que levanta as primeiras informações, inclusive busca imagens de circuito de câmeras das ruas próximas onde aconteceram os crimes.