Pela primeira vez neste ano de 2022, manchas de óleo começaram a aparecer na faixa de areia da praia da Barra, litoral sul do município de Mucuri. Um morador local encontrou uma parte maior pesando 1,2 kg e outros fragmentos menores e imediatamente encaminhou o material para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM).
Desde o fim do mês passado, o reaparecimento desse tipo de resíduo tem sido observado em praias localizadas no Nordeste do país. Em Salvador, os primeiros fragmentos foram identificados pela Limpurb no dia 26 de agosto, nos trechos de Jaguaribe, Piatã, Farol de Itapuã, Stella Maris e Praia do Flamengo. Nos dias 1º e 2 de setembro, outros fragmentos foram encontrados em trechos da Boca do Rio e da Pituba. De lá pra cá, a Limpurb coletou, ao todo, cerca de 26 quilos do material.
Ainda na região extremo sul o aparecimento de material semelhante já foi resistrado em praias do Prado.
Inicialmente, autoridades acreditavam se tratar apenas do mesmo óleo derramado em 2019, mas análises químicas divulgadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações na sexta-feira (9) indicam a ocorrência de um novo evento.
Em Mucuri, segundo o gestor ambiental Ronildo Brito, secretário municipal de Meio Ambiente, está sendo realizado um trabalho de monitoramento e contato constante com o IBAMA e INEMA, pois caso apareçam quantidades maiores do material, será realizada coleta com uso de papel alumínio (correto), depósito em lugar adequado e posterior análise em laboratório.