Três filhotes de baleias jubartes foram encontrados mortos em praias nas regiões sul e extremo sul da Bahia, nesta terça-feira, 27.
De acordo com o Projeto Baleia Jubarte à reportagem do jornal A Tarde, dois encalhes aconteceram na região sul. Um filhote apareceu sem vida na Península de Maraú, e o outro foi encontrado na Praia de Araçaípe, em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro.
O projeto informou que uma equipe coletou material biológico do animal para analisar a causa da morte. A remoção do animal foi realizada pela prefeitura da cidade, que enterrou a carcaça na praia.
O terceiro caso ocorreu no litoral de Caravelas, no extremo sul do estado. Um filhote, que estava no trajeto para o Parque Nacional de Abrolhos, mais importante berçário do Atlântico Sul, foi visto boiando em alto mar.
Ainda de acordo com o Projeto Baleia Jubarte, até o momento, a costa baiana registrou 38 casos de encalhes, o que representa quase 47% dos 82 casos ocorridos no país.
Apesar do aumento e das dúvidas da população, que tem se assustado ao ver os gigantes do mar em praias e faixas de areia por todo o litoral baiano, a situação está “dentro da normalidade”, segundo o médico veterinário e coordenador de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes.
“A Bahia acompanha o crescimento dos encalhes no Brasil. Os números estão dentro do normal e voltou para uma situação esperada”, explicou.