Os candidatos ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e Antônio Carlos Magalhães Neto (União Brasil) foram os dois mais bem votados neste domingo (02/10) e disputarão o segundo turno das eleições 2022, marcado para o próximo dia 30 de outubro. Na Bahia as urnas finalizaram suas apurações às 02h03 da madrugada desta segunda-feira (03/10) com Jerônimo Rodrigues com 49,45% e ACM Neto com 40,80% dos votos válidos, respectivamente.
Jerônimo Rodrigues
Jerônimo Rodrigues Souza, de 57 anos, nasceu no povoado de Palmeirinha, no município de Aiquara, no território de identidade do Médio Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, e formou-se em engenharia agronômica. É professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atuou como secretário de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia e secretário de estado da Educação da Bahia
Sua vida pública começou em 2007, quando se tornou assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Em 2010, ainda no governo de Jaques Wagner (PT), passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento. No ano seguinte, foi para Brasília, onde atuou como secretário no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Voltou para a Bahia em 2014 para trabalhar com o então governador Rui Costa (PT), do qual governo passou pela titularidade de duas pastas de Estado.
ACM Neto
Seu adversário é Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, de 43 anos, conhecido como ACM Neto e herdeiro de uma das mais tradicionais famílias políticas da Bahia. É neto de Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), que governou o estado por três vezes e presidiu o Senado Federal, além de ter sido prefeito de Salvador e ministro das Comunicações do Brasil. É ainda sobrinho de Luís Eduardo Magalhães, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e filho de Antônio Carlos Magalhães Júnior, diretor da Rede Bahia.
ACM Neto foi deputado federal por três gestões e se consagrou por dez anos como um dos 10 parlamentares mais influentes do planalto, prefeito de Salvador por duas vezes e eleito o melhor gestor de capital do país por 8 anos, e é atualmente secretário-geral da executiva nacional do partido União Brasil. ACM Neto é bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia, desde muito jovem militou na política, tendo sido, o primeiro vice-presidente do grêmio do Colégio Módulo, onde concluiu o segundo grau. Acompanhou de perto as campanhas do avô, Antônio Carlos Magalhães e, do tio Luís Eduardo Magalhães. Começa oficialmente no meio político na função de assessor especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, de 1999 a 2002. E exatamente em 2002, que foi eleito deputado federal pela primeira vez aos 23 anos, como o mais votado do Estado com 328 mil votos, aliás, o mais votado também nas suas duas eleições seguintes para deputado com 400,275 e 436,966 votos.