Nas eleições do último domingo (02/10) realmente ocorreu um feito inédito -, pela primeira vez na história, o extremo sul baiano terá 4 deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, além de um suplente e de dois deputados federais que estarão representando a região na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O máximo que a região já havia eleito foram três estaduais e três federais. Na atual legislatura o deputado Robinho está sozinho na ALBA, pois Jânio Natal renunciou em 31 de dezembro de 2020 para assumir a Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Atualmente são três deputados federais Uldurico Junior (MDB), Ronaldo Carletto (PP) e Valmir Assunção (PT).
Na próxima legislatura 2023-2026, só serão dois deputados federais do extremo sul da Bahia, Valmir Assunção (PT) filho de Itamaraju e com o seu domicilio eleitoral no município, reeleito para o seu 4º mandato de federal com 90.148 votos. E Neto Carletto, também filho de Itamaraju e com domicilio eleitoral em Eunápolis, eleito pela primeira vez e na condição de 5º mais bem votado do Estado, o primeiro do seu partido com 164.754 votos.
Os Estaduais
Para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, na próxima legislatura 2023-2026, a região terá 4 deputados estaduais. Carlos Robson Rodrigues da Silva, o “Robinho” (UB) reeleito para o seu 3º mandato com 65.681 votos, onde somente no município de Nova Viçosa, onde foi prefeito duas vezes e a sua esposa Luciana Machado (PP) é a prefeita atualmente, ele recebeu 13.418 votos.
Falando com o Teixeira News, o deputado estadual Carlos Robson “Robinho” disse que a chance do extremo sul da Bahia nesta próxima legislatura é bem maior e terá mais força no Estado, porque agora serão 4 deputados trabalhando no mesmo objetivo de proporcionar investimentos públicos em prol das áreas mais prioritárias dos 21 municípios da região. “Atualmente estou sozinho brigando por nossa região, nos próximos 4 anos, Eu terei mais três companheiros comigo, a luta será mais confortável e com bem mais chances de conquistamos grandes vitórias, pois agora não serei apenas um, seremos quatro”.
Pelo o extremo sul, foi também eleita deputada estadual com 49.944 votos, a ex-prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD) que vai retornar na próxima legislatura a ALBA e somente na sua cidade, onde foi prefeita duas vezes, ela foi a mais votada com 16.520 votos e na cidade do seu esposo Robério Oliveira, onde ele foi prefeito três vezes, ela obteve em Eunápolis, 20.450 votos, também como a mais votada do município.
Porto Seguro elegeu ainda dois outros deputados estaduais. O empresário do ramo de transporte de cargas Raimundo Ramos de Andrade, o “Raimundinho da JR” (PR), foi eleito com 35.188 votos e somente na sua cidade, em Porto Seguro, ele obteve 9.239 votos, como o segundo mais votado do município, onde contou com o apoio do prefeito Jânio Natal (PL).
Outro morador de Porto Seguro eleito deputado estadual foi o jovem advogado Diego Castro Barbosa, de 30 anos, (PL) com 33.827 votos, embora em Porto Seguro ele só tenha tido 827 votos, no entanto, conseguiu voto na Bahia inteira, pois é filho da médica Raissa Soares, que foi candidata a senadora da República. Já o Coronel França, de Teixeira de Freitas, é o 1º suplente do PL na Bahia, pois obteve 33.207 votos.