Por Athylla Borborema
A Prefeitura de Itamaraju através da Secretaria Municipal de Obras tem avançado com as obras de construção da maior ciclovia urbana e pista de caminhada do município, em execução no bairro da Liberdade, na zona oeste da cidade. As obras da ciclovia começaram a partir do Rio Furado pelas duas laterais da Rodovia BA-489, no sentido Prado ao centro de Itamaraju, medindo 4 quilômetros e 400 metros de extensão. O prefeito Marcelo Angênica (PSDB) garante que uma das metas da gestão municipal é modernizar a cidade, construindo equipamentos que tragam mais qualidade de vida aos seus moradores.
“Por meio de uma ação inovadora, modernizamos parte da BR-101 nos bairros Santo Antônio do Monte, Alvorada e Canaã, já vamos em breve iniciar a modernização da outra parte das laterais da BR-101 no trecho dos bairros Tassizão e Monte Pescoço, estamos captando o financiamento do FENISA para modernizarmos todo centro urbano de Itamaraju. E atualmente estamos investindo mais de R$ 8 milhões de recursos próprios nas obras da ciclovia dos bairros da zona leste da cidade, com espaços para pedestres, o cooper de pessoas, o passeio de moradores com seus pets e para o ciclista, que será toda 100% iluminada com lâmpadas de LED para dar mais acessibilidade, saúde e segurança para a população de Itamaraju”, assegurou o prefeito Marcelo Angênica.
Durante todo perímetro da ciclovia haverá academias ao ar livre para as pessoas se exercitarem, além de um paisagismo típico e natural para que a região possa receber o seu devido embelezamento. “É uma ciclovia essencial para a comunidade, tanto para as pessoas que residem nesta região do complexo de bairros da Liberdade que utilizam essa via para ir trabalhar, para ir para a região central, mas também para a população em geral que fará uso dessa obra como opção de lazer e de esporte. Estamos trazendo esta tradição do exercício físico, do pedal, da prática do ciclismo, e essa ciclovia chega para atender esse público. Conforme os trechos que vão ficando pronto, já vão ganhando a plantação de grama e de palmeiras, deixando o local mais bonito e atrativo para a população”, informou o prefeito Marcelo Angênica.
Para Antônio Charbel Vieira, o “Toninho”, titular da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Itamaraju, a obra ganhará muitos outros preceitos e proporcionará vida nova à população, especialmente a comunidade do aglomerado de bairros da zona oeste da cidade e, que a ciclovia atenderá pessoas que buscam lazer, saúde, um trânsito seguro e também será um espaço destinado aos ciclistas. Nas margens do bairro Primavera, sobre o Rio do Ouro, o município vai construir uma moderna passarela para pessoas e bicicletas, paralela à ponte da BA-489, tendo em vista que antiga passarela do local foi levada pelas enxurradas das enchentes de dezembro de 2021.
O vereador Mazuk Ribeiro (PDT) que esteve no local fiscalizando as ações, disse tratar-se de obra moderna e planejada, calçadão com ciclovia, onde trecho da obra em fase de conclusão já está levando mais qualidade de vida aos moradores de uma grande região da cidade, incluindo os bairros Furlan, Itatiaia e condomínios adjacentes e, sobretudo, levará lazer e comodidade aos demais bairros como Jaqueira, Primavera, Real Park, Nova Liberdade, Liberdade, Urbis III, Italage, Urbis II e muitos outros da zona leste de Itamaraju. O vereador Mazuk Ribeiro, enfatiza que a ciclovia contará de fora a fora com uma separação física que isola o calçadão dos veículos que trafegam pela Rodovia, bem como pedestres e ciclistas serão separados por espaços e faixas coloridas.
“O uso da ciclovia está mais presente em vias expressas e avenidas, protegendo o ciclista do tráfego intenso e rápido e evitando que os motoristas adentrem nessa via exclusiva, exatamente como a Prefeitura de Itamaraju já construiu na BR-101, nas suas duas laterais. Em vários trechos, a ciclovia em construção do bairro da Liberdade, será compartilhada com veículos, em razão das inúmeras entradas de bairros e condomínios. Pois, quando uma via não é nem uma ciclofaixa, nem uma ciclovia, por lei, ela é entendida como espaço compartilhado. Em um espaço compartilhado, os veículos motorizados devem prezar pela segurança dos menores, mantendo distância mínima de 1,5m ao ultrapassar bicicletas, sempre reduzindo a velocidade ou quando for fazer parada nos acessos dos bairros para o bom andamento da ciclovia”, bem explicou o vereador Mazuk Ribeiro.
Para Toninho, secretário de Obras, na hora de pedalar na cidade com segurança, é muito importante entender corretamente os espaços destinados aos ciclistas no trânsito, objetivando compreender quais são as diferenças entre ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota e espaço compartilhado. Pois, isso garante que você estará trafegando no lugar certo e se portando de maneira adequada, evitando acidentes e mantendo a boa convivência com motoristas, pedestres e outros ciclistas. A iniciativa da construção da maior ciclovia e pista de caminhada de Itamaraju com 4,4 Km, faz parte de um benefício mais amplo, que, além da qualidade de vida, vai contribuir com a humanização e a beleza da porta de entrada da cidade para quem chega do litoral.