Por Athylla Borborema
A prefeita Luciana Sousa Machado Rodrigues (PP), comemorou no final da manhã desta quarta-feira (18/08), a condição do município de Nova Viçosa ter completado 30 dias sem registrar nenhuma internação por Covid-19 e há 60 dias que não registra nenhuma morte no município por causa da doença. Conforme a prefeita Luciana Machado, mais de 31 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira dose da vacina no município de Nova Viçosa, o que representa 60% da sua população. A média de testagem positiva caiu 94%, tanto que a média atual é de apenas 3 pessoas por dia testando positivo para a Covid-19.
“Assumimos o município em janeiro em pleno período de colapso da saúde pública por causa da pandemia, com os leitos das unidades lotados e em fevereiro, quando atingimos 100% de ocupação, tivemos que praticamente dobrar a oferta de leitos e buscar parcerias em diversas outras unidades do estado para encaminhar nossos pacientes. Fizemos de tudo. Abrimos leitos de enfermaria até em consultórios médicos. Tivemos a nossa primeira conquista que foi comprar o Hospital Santa Amélia em Posto da Mata e transformá-lo em Hospital Municipal, onde hoje está todo equipado e com um moderno centro cirúrgico”, destacou a prefeita Luciana Machado.
E acrescentou: “Em relação a pandemia tive que falar sério com à população para nos ajudar a combater este vírus maldito e partimos pra cima para vacinar à população, mas, o esforço valeu a pena, hoje Nova Viçosa zera internações de pacientes com Covid-19, comemoramos hoje, exatos 30 dias sem internações e sem mortes. Devo aqui, agradecer de coração a toda equipe de médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes, nutricionistas, o pessoal do serviço geral que fizeram um verdadeiro pacto para salvar vidas, em nome da nossa secretária municipal de saúde Fidelcina César dos Santos. Devemos celebrar este feito, Nova Viçosa é o primeiro município da região a fechar seus primeiros 30 dias sem internação. Esses leitos todos vazios nos enchem de esperança em dias melhores”, festejou a prefeita Luciana Machado.