Estado instala comitê de crise para atender vítimas das chuvas na Bahia

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Para atender às demandas causadas pelas fortes chuvas, o Comitê de Crise Operação Chuva foi instalado nesta segunda-feira (5), no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Salvador, reunindo representantes de diversos órgãos do Estado, com comunicação direta com os 417 municípios baianos. Também nesta segunda-feira, o secretário da Casa Civil, Carlos Mello, se reuniu com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesine, e com o superintendente de Defesa Civil da Bahia, coronel Miguel Filho, para definir detalhes logísticos. A Secretaria Estadual da Infraestrutura, que faz parte do comitê, já desbloqueou 17 dos 19 pontos de interrupção do tráfego ocorridos em rodovias estaduais devido às chuvas.

Estado instala comitê de crise para atender vítimas das chuvas na Bahia

Fazem parte do comitê as secretarias de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Administração (Saeb), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab) e a Casa Civil. Participam, ainda, a Polícia Militar, inclusive a Casa Militar do Governador, o Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento do Estado (Cerb) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Segundo o coronel Miguel Filho, até o momento, 17 municípios já decretaram situação de emergência. “Temos 52 municípios que foram atingidos. Se a gente for ver a população afetada, foram mais de 65 mil pessoas”, lembra.

De acordo com ele, o Comitê Integrado estará sempre reunido para atender a todas as solicitações da população: “são cestas básicas, toda a estrutura de colchões e de ajuda humanitária possível, bem como atender a parte estrutural”. Sobre a reunião com o secretário Carlos Melo, o coronel informou que “toda a logística necessária já foi definida, montando regionalmente uma estrutura para atender mais rápida e facilmente a população, fazendo com que os recursos cheguem e possa ser restabelecida a situação no município”.

O gerente de Planejamento de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública do Estado, major Pacciolli Paschoal, informa que o Comitê de Integração começou a atuar às 7h desta segunda-feira (5), sem previsão de término: “ou seja, 24h. Estamos, em termos de recursos tecnológicos, disponibilizando os nossos equipamentos aqui presentes, os quais fazem contato com as câmeras de segurança pública instaladas em todo o estado da Bahia. Da mesma forma, temos os 23 Sicoms instalados. Estamos fazendo essa comunicação para que haja o controle do fluxo e da veracidade das informações que aqui chegam”.

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