A grande derrota do PT na Bahia, a “surra” em Salvador e o desempenho pífio nas grandes cidades

Além da derrota de Geraldo Júnior em Salvador, que apesar de pertencer ao MDB, teve na sua vice a petista Fábia Reis, esposa do deputado federal Valmir Assunção, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues viu o seu Partido dos Trabalhadores “minguar” nas eleições deste domingo (6) na grande maioria dos municípios baianos.

Em Salvador o prefeito Bruno Reis (União) venceu de maneira esmagadora no primeiro turno com 78,67% dos votos e o mais vexatório para o Governo do Estado, foi acompanhar o desempenho pífio do seu candidato Geraldo Júnior (MDB), que ficou apenas na terceira colocação. Junior teve menos votos do que Kleber Rosa (PSOL), candidato sem nenhuma estrutura de campanha e que ficou na segunda colocação (10,43% contra 10,33%).

Além de Salvador o Partido dos Trabalhadores perdeu em quase todos os grandes municípios da Bahia. Em Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral do Estado, Zé Neto (PT) foi derrotado pelo ex-prefeito Zé Ronaldo (União). Em Vitória da Conquista, município com grande tradição do petismo, Sheila Lemos (União) desbancou Waldenor (PT), com ampla maioria (58,83% contra 26,74%).

Nos dois maiores municípios do oeste da Bahia, em Barreiras, Otoniel (União) obteve 38,88% dos votos e venceu Danilo Henrique (PP) que alcançou 32,61%. O petista Tito foi apenas o terceiro colocado com 24,79%.

Em Luís Eduardo Magalhães, outra potência agrícola do oeste baiano, o PT nem teve candidato na disputa, que foi vencida por Junior Marabá (PP) que obteve 83,52% dos votos, contra 10,97% de Filipe Fernandes (Avante).

Entre os municípios maiores e mais expressivos economicamente no estado, apenas em Camaçari o PT aparece competitivo para a disputa do segundo turno. Caetano ficou com a primeira colocação, mas com uma margem de praticamente empate numérico. O ex-prefeito petista alcançou 49,52% dos votos, contra 49,17% de Flávio (União). Os dois disputarão em nova votação que vai acontecer no próximo dia 27 de outubro.

Na região

No extremo sul o PT também teve um desempenho bem abaixo da média e seus candidatos venceram apenas em dois municípios. Alcobaça o prefeito Zico de Baiato (PT) obteve 59,38% dos votos e derrotou Doutor Diego (União), que alcançou apenas 34,34% e Guaratinga, onde Gandhi (PT) obteve 57,76% dos votos e derrotou Ezequiel Xavier (SD) que alcançou 42,24% da votação.

Este fraco desempenho nas urnas do PT, o que também foi observado em nível nacional, pode criar um novo cenário para a disputa do Governo da Bahia em 2026, pois o crescimento de legendas como União e PSD, credencia estas siglas nas disputas. Há quem diga que ACM Neto volta à cena e que o senador Otto Alencar pode “chutar o balde” e entrar no paréo.

Quem viver, verá!

Ronildo Brito é radialista, jornalista, gestor ambiental, empreemdedor digital e editor de políica do Teixeira News

Lajedão teve a eleição mais “apertada” da região; Jucuruçu não foi diferente

Mucuri recebe a 1ª Unidade de Pronto Atendimento Municipal da Bahia