A folia de Carnaval é considerada a maior festa de participação popular do Brasil, atraindo turistas do mundo todo para diversas localidades do país. Seja para curtir os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, a “pipoca” e os camarotes luxuosos de Salvador ou nas micaretas espalhadas pelos quatro cantos do país, ou aproveitar o clima de alegria e amizade nas cidades turísticas do interior do país, essa é uma das épocas mais esperadas do ano.
Pela folia ou pelos dias de descanso, a data é ansiada por grande parte da população. Com duração de cinco dias, entre sexta-feira e a terça-feira seguinte, centenas de cidades brasileiras recebem diversos públicos. A cidade de Mucuri, na Costa das Baleias, no extremo sul da Bahia tem tradição carnavalesca e acolhe bem os turistas que aproveitam tanto o agito, quanto o descanso em suas estâncias em meio à natureza e suas praias paradisíacas do litoral sul do município.
Mas na Arena Praia da Barra de Mucuri, serão 5 dias de festa com os pés na areia da praia. A incendiária e hypada cantora baiana Larissa Marques que abriu o Carnaval de São Paulo e o Pré-Carnaval de Salvador, se apresenta em Mucuri, nesta sexta-feira e em Porto Seguro, no sábado e, nos restos dos dias puxará trios elétricos em Salvador -, disse que vai sextar em Mucuri e pretende fazer um show bem irreverente e personalizado para um público pra lá de apaixonado.
O Carnaval de Mucuri vai realmente durar 5 dias e começa nesta sexta-feira (17/02), com o show da irreverente e elétrica cantora Larissa Marques, musa e revelação do pagode baiano, considerada a artista mais swingada do Brasil. Na mesma noite ainda haverá o show da Banda Trem Bala. Ainda passarão pelo palco principal do Carnaval de Mucuri, na Arena Praia da Barra, os cantores Zé Paulo, Kevi Jonny, Jarley, MC Rogerinho, Tays Reis e as Bandas Guig Guetto, Tribo de Jah e Lordão.
A cidade de Mucuri, que realiza desde 2001, o maior “carnaval de época” do interior da Bahia, promove este ano o seu 1º grande carnaval após a crise pandêmica e sob a gestão do seu criador há duas décadas. Foi na 2ª gestão do atual prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que o município de Mucuri entrou para o calendário baiano como detentor do segundo maior carnaval do Estado, atrás apenas do de Salvador. E este ano, o gestor realiza seu primeiro carnaval do seu 3º governo, 22 anos depois de ter criado a festa.
A expectativa é que este Carnaval de 2023, registre a maior movimentação turística da história do município, impulsionada pelo Carnaval de Mucuri. A população não vê a hora de tirar o atraso da animação e vibração que foram acumulados por dois anos seguidos, sem Carnaval, inclusive uma grande estrutura está sendo montada para assegurar esta folia, pois a Polícia Militar estará nas ruas e na Arena Praia da Barra para garantir a segurança e a ordem da festa. O prefeito Robertinho disse que as portas estão abertas para os turistas que querem curtir o Carnaval, mas que a festa não foi planejada exclusivamente para eles.
“Os turistas são sempre muito bem-vindos a Mucuri, pois eles trazem investimentos e recursos, mas a gente não pode fazer um Carnaval somente para turistas e esquecer o nosso povo. Por isso, estamos realizando uma festa modesta e com custo baixo, mas com muita qualidade e organização. A festa nos traz divisas, mas a nossa população precisa de investimentos na saúde, na educação e na infraestrutura. Ou seja, nossa prioridade é em todos os setores, mas tudo na mesma dosagem e com atitudes racionais”, salientou o prefeito Robertinho.
“A nossa iniciativa em ter bom senso na hora de realizar nossas festas, também é um exemplo de que, por trás de toda animação e das ruas cheias de foliões, existe outra multidão trabalhando dentro, fora e nos arredores dos circuitos. Às vezes, a população só vê o Carnaval das festas, mas nos bastidores muita coisa acontece. Tem Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, segurança, assistência social, SAMU, equipes de limpeza, equipes de saúde, Hospitais, que estão prontos. Meu pedido é apenas um só -, que todos estejam conscientes de respeitar o direito do outro e fazer da nossa folia um Carnaval de Paz”, conclamou prefeito Robertinho.