A ATL – Academia Teixeirense de Letras vai realizar nesta quinta-feira (1º/12, no Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sua sessão solene do ano de 2022. Conforme o presidente da ATL, o escritor e jornalista Athylla Borborema, a programação está diversificada e bem atrativa. “Nossas sessões tem cerimoniais belíssimos e encantadores e o nosso último encontro acadêmico de 2002 será, com certeza, memorável. Esperamos a presença de todos que queiram nos prestigiar nesta noite vindoura e belíssima”, convidou o presidente.
Entre as atrações, está o lançamento do Prêmio Castro Alves de Literatura 2023, que chega à sua 7ª edição com a premiação dividida em troféus, medalhas e dinheiro, para os vencedores. Consta também a apresentação do site oficial da ATL (www.atlba.com.br) e a posse da nova diretoria acadêmica (biênio 2023/2024).
As atrações seguem com a palestra – intitulada “Legado da Semana de Arte Moderna de 22” – proferida pelo acadêmico e professor doutor Celso Kallarrari. Haverá também uma homenagem ao saudoso acadêmico Jomar Ruas (1925/2022), cuja cadeira 12 será declarada vaga e, portanto, aberta aos candidatos interessados.
Algumas instituições e personalidades culturais locais e regionais serão homenageadas. Entre os outorgados pela ATL estão o Coletivo das Artes Motirô, o artista plástico Sandro Almeida e o escritor e promotor de justiça José Dutra Junior. Os confrades e confreiras – selecionados para a edição 2023 do Prêmio OffFlip – também vão receber homenagem.
Os acadêmicos e autores da região com obras editadas em 2022 receberão diplomas de honra ao mérito. São eles: Ademar Bogo, Almir Zarfeg, Aline Nascimento, Ana Cristina Santos, Athylla Borborema, Carlos Mensitieri, Edelvânio Pinheiro, Erivan Santana, Eliza Metzker, Joaquim Nunes, João Carlos de Oliveira, José de Almeida Oliveira, Katrine Carvalho, Maria Vitória Ruas, Maurício de Novais e Patrícia Brito.
Outro ponto alto da sessão solene de final de ano da ATL será o momento que o atual presidente Athylla Borborema dará posse a nova diretoria eleita em junho passado, que irá dirigir os destinos da Academia Teixeirense de Letras de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024, que traz os seguintes acadêmicos na nova composição: Carlos Mensitieri (presidente), Raimundo Magalhães (vice-presidente), Erivan Santana (secretário-geral), Gisele Ellen (tesoureira) e os conselheiros são Edinar Cerqueira, Elias Botelho e Maurício de Novais.