Ações do “Projeto Escola Transforma” chegam ao Colégio Municipal Jesuíno Martins de Souza em Teixeira de Freitas

Escola Municipal Jesuíno Martins de Souza, localizada no distrito de Cachoeira do Mato, recebe novos espaços para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes

Ações do "Projeto Escola Transforma" chegam ao Colégio Municipal Jesuíno Martins de Souza em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas na próxima terça-feira, das 08h às 12h, dia 14 de novembro, a Escola Municipal Jesuíno Martins de Souza, localizada no distrito de Cachoeira do Mato, a 55 quilômetros da sede do município, terá um dia dedicado a inaugurar e vivenciar ações implementadas pelo Projeto Escola Transforma nas suas instalações. O Escola Transforma é um projeto que vem realizando intervenções e melhorias em instituições públicas de várias regiões do Brasil. O projeto inovador foi acolhido pelo diretor da escola, professor Paulo Roberto que recebeu o apoio do vereador do distrito, Ronaldo Cordeiro e também da Secretaria Municipal de Educação.

Idealizado pelo Instituto Cuidare e patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, o Projeto Escola Transforma nasceu em 2021 e, neste ano de 2023, dedica sua atenção às populações rurais. Após fase de diagnóstico e ações de voluntariado nessas escolas, agora será o momento de oficializar a implementação dos novos espaços e estruturas, como hortas, salas de leitura, parques infantis, brinquedoteca, mobiliário, entre outros equipamentos.

As intervenções irão beneficiar cerca de 146 estudantes que vão desde a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II até o Ensino de Jovens Adultos. O objetivo é proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais e, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. Tudo começa com um período de identificação das necessidades de cada escola juntamente com a comunidade escolar.

Ações do "Projeto Escola Transforma" chegam ao Colégio Municipal Jesuíno Martins de Souza em Teixeira de Freitas

“Estamos gratos pela parceria com o Instituto Cuidare, através do Projeto Escola Transforma. Essas ações fazem a diferença no cotidiano da escola e são responsáveis pelo incentivo e motivação dos alunos. Além de ser uma forma didática de aprendizagem, desperta no aluno a vontade pela busca de novas possibilidades e a proximidade cada vez mais da escola. Já recebemos alguns itens importantíssimos para o desenrolar das atividades, como por exemplo, o parque infantil, cama elástica, mesa de refeitório, e existe uma grande expectativa em relação à horta e à melhoria da sala de leitura. Estamos encantados com o carinho e cuidado do instituto com a nossa unidade de ensino. Todos estão ansiosos para o dia 14, afinal será o momento de desfrutar dessa alegria que é esse projeto. É um verdadeiro sonho sendo materializado”, ressalta o professor Paulo Roberto Santana da Costa, diretor da Escola Municipal Jesuíno Martins de Souza de Cachoeira do Mato.

“Continuamos mais um ano com o compromisso de fortalecer a educação. Acreditamos que o Projeto Escola Transforma vem proporcionando melhorias dentro das escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2023, estamos presentes em 30 cidades com mais de 55 escolas no projeto, e estamos levando voluntariado para contribuir ainda mais nas ações que estamos realizando. Em 2023 o nosso foco está sendo nas escolas rurais, pois acreditamos que o impacto que iremos causar será ainda maior nessas comunidades”, explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.

Todas as iniciativas do Projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global construído pela ONU e seus parceiros em prol da Agenda 2030 para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos. As escolas rurais ganham atenção especial do projeto por apresentarem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mais baixo que as demais. A meta do projeto é, até 2024, atender mais de 50 escolas em todo o país.

Ações do "Projeto Escola Transforma" chegam ao Colégio Municipal Jesuíno Martins de Souza em Teixeira de Freitas

“O Instituto Cuidare valoriza o potencial transformador das escolas rurais, quilombolas e indígenas. Atuamos de forma colaborativa e em rede. Através do projeto Escola Transforma, promovemos melhorias nas estruturas e oferecemos formação, envolvendo a sociedade e o poder público para assegurar uma educação básica de qualidade. Acreditamos no compromisso coletivo com a educação, pois enxergamos na escola tanto o presente quanto o futuro de um país”, afirmou Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.

Mais de 30 mil alunos – Com a próxima rodada de entregas, o projeto ganhará o incremento de mais 10 salas de leitura que se somarão às 35 já entregues, totalizando 45. O projeto também vai inaugurar mais 12 novas hortas, além das 40 já implantadas, totalizando 52. Serão entregues ainda nove novos parquinhos, além dos 39 já instalados, perfazendo 48. Já o número de brinquedotecas passará de seis para sete. Além disso, até hoje já foram doados 14.600 livros e quatro quadras esportivas que foram reformadas por meio do projeto. Ao todo, são 55 escolas beneficiadas e mais de 30 mil alunos.

Tecnologia inovadora: Mucuri revoluciona saúde com mais de 300 cirurgias por vídeo bem-sucedidas

Tecnologia inovadora: Mucuri revoluciona saúde com mais de 300 cirurgias por vídeo bem-sucedidas

Três acusados de tráfico de drogas são presos durante ação da Polícia Militar em Lajedão

Três acusados de tráfico de drogas são presos durante ação da Polícia Militar em Lajedão