Após sucesso de atendimentos em Mucuri, “Carreta da Mamografia” oferece exame gratuito às mulheres em Itabatã

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama está ampliando a possibilidade de mulheres de 50 a 69 anos realizarem mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através atendimentos itinerantes com apoio das Secretarias Municipais.

Entre os dias 19 a 24 de agosto, a carreta equipada com mamógrafos, esteve em Mucuri/Sede e ofertou atendimentos a uma média de 130 mulheres por dia. Com ressalva para mulheres entre 40 a 49 anos que possuam histórico familiar de câncer de mama (mãe ou avó) ou algum achado na avaliação clínica (nódulo, por exemplo). O atendimento não se aplica às mulheres que já realizaram qualquer tipo de cirurgia na mama.

Além das informações sobre ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, as equipes das Unidades Básicas de Saúde estão realizando aferição de sinais vitais, testagem rápida para IST e educação em saúde, no local.

Nesta segunda-feira (26), a Carreta da Mamografia iniciou os atendimentos no Mercado Municipal de Itabatã, permanecendo até o dia 4 de setembro, sempre a partir das 7h, inclusive aos sábados.

 

Vale lembrar que as Unidades de Saúde já realizaram a triagem das mulheres elegíveis, entretanto, há enfermeiras no local fazendo o acolhimento da demanda espontânea e agendamento mediante as vagas disponíveis. Tanto para essa triagem, quanto para o atendimento já agendado, é necessário levar Carteira de Identidade (RG) e do Cartão do SUS para realizar o cadastro e garantir o atendimento.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 são estimados 73.610 novos casos da doença, sendo essa a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A prevenção ainda é a melhor e maior ferramenta para mulheres, já que a mamografia é um exame muito versátil e tornou-se indispensável para o diagnóstico precoce do câncer de mama, e se for detectada em fase inicial, aumenta as chances de tratamento e cura, podendo chegar a 98%.

Homem vítima de homicídio tentado em Posto da Mata é transferido para o Hospital Costa das Baleias; acusada é presa

Confronto termina com policial militar e supeito mortos em Salvador